Artigos de menuNotícias Seaac

Morre aos 81 anos ex-prefeito de Campinas Jacó Bittar

O ex-prefeito de Campinas Jacó Bittar — Foto: Reprodução/EPTV

O ex-prefeito de Campinas (SP) Jacó Bittar morreu aos 81 anos na madrugada desta quinta-feira (26). Ele estava na residência, deixa três filhos, um deles Priscilla Bittar, assessora Jurídica do SEAAC Campinas e Região.

A autarquia Setec informou que o velório dele será a partir das 12h, no Cemitério da Saudade, enquanto o sepultamento está marcado para as 16h30.

História e homenagens

Bittar foi eleito prefeito em 1988 e governou Campinas entre 1989 e 1992. Atualmente ele estava no PSB, e o partido se manifestou por meio de nota assinada pelo vice-prefeito, Wanderley de Almeida.

“Ao longo de mais de 50 anos de militância pelo Brasil, Jacó Bittar foi personagem ativo nas lutas e transformações sociais do país, sendo condutor ideológico e construtor da democracia brasileira. Em Campinas, revolucionou a cidade com administração moderna, inovadora atráves de seus projetos sustentáveis, ecológicos, educacionais e de mobilidade urbana”, diz trecho.

Bittar foi um dos fundadores do PT, e também um dos idealizadores da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Sindicato dos Petroleiros de Campinas e Paulínia.

A sigla também se manifestou por meio de nota. “Jacó Bittar liderou com Lula e Olivio Dutra uma geração de jovens dirigentes sindicais que resistiram à ditadura militar e escreveram páginas decisivas na história da democracia brasileira […] Sua liderança na greve dos petroleiros em 1983, sua participação na fundação do PT e da CUT e sua atuação nacional e internacional inscreveram Jacó no livro da história do movimento sindical brasileiro e do Partido dos Trabalhadores”, diz trecho.

Luto de três dias

O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), também lamentou a morte de Bittar e decretou luto de três dias na cidade. “Campinas perde um dos seus principais personagens da política, principalmente das décadas de 1.980 e 1.990. Um dos mais destacados sindicalistas do país, Jacó foi marcante em várias conquistas para a classe sindicalista de Campinas e região […] Meus sinceros sentimentos à família e aos amigos”, informa o comunicado.

Fonte: G1.com Campinas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.