Artigos de menuUltimas notícias

Orçamento, reforma tributária e Novo Ensino Médio são destaques da última semana de atividades do Congresso no ano

Parlamentares têm votações importantes antes do recesso natalino

Congresso entra em recesso oficial no próximo sábado (23) – Gervásio Baptista/Agência Brasil

A última semana de atividades no Congresso Nacional em 2023 deve ser marcada por votações importantes, como a aprovação do orçamento da União para 2024, a reforma tributária e o Novo Ensino Médio. Os parlamentares entrarão em recesso no próximo sábado (23) e só retornarão às atividades no início de fevereiro de 2024.

A reforma tributária e a Lei Orçamentária Anual para 2024 serão votadas em sessão conjunta do Congresso. Deputados e senadores devem se reunir na quarta-feira (20), na quinta (21) ou nos dois dias, caso as atividades se estendam por muito tempo.

Segundo a Agência Brasil, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) disse que a reforma tributária deverá ser promulgada nesta semana. O texto foi aprovado pelos deputados federais na última sexta-feira, encaminhando a definição de uma discussão que já se arrasta há três décadas.

Já a votação do orçamento anual foi confirmada pelo presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) à Agência Senado. Ele afirmou que pretende “esgotar a pauta” antes do fim do ano legislativo. Outros temas também devem ser colocados em votação, de acordo com negociações entre líderes de partidos.

A discussão sobre o Novo Ensino Médio, por sua vez, estará restrita à Câmara dos Deputados nesta última semana de atividades legislativas no ano. O texto teve urgência aprovada na última semana – o que gerou críticas de entidades civis da área educacional – e deve ser colocado em pauta para votação nos próximos dias. O texto, no entanto, também precisa ser apreciado no Senado Federal.

Fonte: Brasil de Fato