Artigos de menuNotícias Seaac

SEAAC Campinas pretende entrar com pedido de Mesa Redonda na DRT para forçar Funcamp a negociar reajuste

A Diretoria do SEAAC Campinas e Região terá uma nova rodada de negociação com a Funcamp, Fundação de Desenvolvimento da Unicamp, na próxima segunda-feira, dia 29 de agosto, para discutir o Acordo Coletivo de Trabalho de 2022.

Já em duas rodadas de negociação a Funcamp se nega a apresentar uma proposta. Caso nada seja definido na próxima segunda-feira, o Sindicato vai entrar com pedido de realização de uma Mesa Redonda na DRT Campinas para que seja feita a mediação do Acordo Coletivo de Trabalho de 2022. “Neste ano não vamos aceitar essa tática da Funcamp de empurrar a assinatura do acordo para o ano seguinte. Principalmente em um cenário de inflação tão elevada”, avisou a presidente do SEAAC Campinas, Elizabete Prataviera.

Piso enfermagem
Na última reunião, em 17 de agosto, foram discutidas outras duas questões importantes. A aplicação do piso da enfermagem, aprovado pelo Congresso e sancionado pelo Governo. São cerca de 500 trabalhadoras e trabalhadores entre enfermeiros, auxiliares de enfermagem e técnicos, que se beneficiariam do piso.

A resposta da Funcamp é de que existe uma Ação Direta de Inconstitucionalidade – Adin – dos hospitais privados questionando a aplicação do piso e que a Fundação, por ser de direito privado, seguirá a decisão da Justiça.

Demissão em massa no RU
Sobre a demissão em massa das trabalhadoras e trabalhadores dos Restaurantes Universitários, a Funcamp não deu garantias e responsabilizou a Unicamp pela troca de empresa e negociação para absorção de toda a mão de obra. A Unicamp foi também notificada pelo SEAAC Campinas e não se pronunciou.

A previsão é que a Funcamp realize as demissões no dia 2 de setembro. O SEAAC vai acompanhar e conferir os termos de rescisão de contrato e realizar as homologações dos profissionais com mais de um ano de contrato e garantir que todos os direitos sejam cumpridos e respeitados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.