Artigos de menuUltimas notícias

Setor privado concentra 80% dos empregos na área da saúde no Brasil

Levantamento consta em estudo inédito feito pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar

Um estudo inédito feito pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) afirma que, no Brasil, 80% dos empregos formais com carteira assinada na área da saúde estão localizados no setor privado.

Das 4,7 milhões de oportunidades contabilizadas até fevereiro deste ano, apenas 949,2 mil estavam vinculadas a órgãos públicos, segundo o levantamento.

Sozinho, o Sudeste concentra cerca de metade dos vínculos empregatícios da saúde privada, com 2,3 milhões de profissionais como enfermeiros, cirurgiões dentistas, faxineiros, assistentes administrativos, cuidadores e auxiliares de escritório em atividade. As regiões Nordeste (932,7 mil), Sul (695,4 mil), Centro-Oeste (493,6 mil) e Norte (272,8 mil) aparecem na sequência.

Em comparação com o ano passado, porém, o estudo identificou uma diminuição de vagas na saúde no Centro-Oeste (-0,9%), no Norte (-0,6%) e no Sudeste (-0,4%).

“Na comparação trimestral, houve leve redução, de 0,3%, no volume total de empregos gerados”, afirma o superintendente-executivo do IESS, José Cechin. De acordo com o dirigente, a queda foi puxada pelo setor público, que teve uma baixa de 2,1% em suas vagas.

Fonte: Coluna Mônica Bergamo/Folha de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.