Artigos de menuUltimas notícias

Vacina contra covid para bebês está disponível em 8 Centros de Saúde

O imunizante passa a ser aplicado no Centro de Saúde São Domingos e não mais no CS Nova América.

Foto: Vacina ainda está sendo aplicada apenas em crianças entre 6 meses e 2 anos com comorbidades | Crédito: Eduardo Lopes
Vacina ainda está sendo aplicada apenas em crianças entre 6 meses e 2 anos com comorbidades – Crédito: Eduardo Lopes

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas informa que a partir desta terça-feira, 29 de novembro, a vacina Pfizer Baby deixará de ser oferecida no Centro de Saúde Nova América e passará a ser aplicada no CS São Domingos. O imunizante é o único autorizado no Brasil para pessoas com idade entre 6 meses e 2 anos e, no momento, é aplicado apenas em crianças com comorbidades.

Além do São Domingos, a Pfizer Baby também pode ser encontrada em outros sete centros de saúde: CSs Centro, 31 de Março, Aurélia, São Marcos, Ipê, Florence e Vista Alegre.

Para receber a dose, é preciso apresentar documento com foto, carteira de vacinação (se tiver) e comprovante de comorbidade (confira a lista em vacina.campinas.sp.gov.br). A criança precisa estar acompanhada dos pais ou responsável (é necessário documento que comprove).

A Pfizer Baby é aplicada em três doses. A segunda será aplicada 28 dias depois da primeira e a terceira 56 dias após a segunda. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina pode ser aplicada simultaneamente com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. A imunização de crianças com a Pfizer Baby foi autorizada pela Anvisa em outubro.

Doses remanescentes
Para que não haja perda de doses, a Secretaria de Saúde está disponibilizando as doses remanescentes para crianças de 6 meses a 2 anos que não tenham comorbidades.

Quem tiver interesse nas doses remanescentes deve procurar uma das oito unidades de saúde e fazer a inscrição da criança.

Cada frasco da vacina conta com dez doses e, após aberto, tem duração de 12h. Então, caso não sejam aplicadas, precisam ser descartadas.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Campinas