Artigos de menuUltimas notícias

Lei de Cotas completa 29 anos nesta sexta com debate e show virtual


A Lei nº 8.213/91, conhecida como Lei de Cotas, completa 29 anos nesta sexta (24). Para marcar a data, será realizado evento virtual transmitido pelas redes sociais da Câmara Paulista pela Inclusão de  Pessoas com Deficiência (link no final da matéria).

A atividade começa às 14 horas com o debate “Trabalho – Um Direito de Todos”. Das 17 às 18 horas, a cantora Sara Bentes se apresenta na live-show “Festival sem Barreiras”. Merece destaque o show cultural com artistas portadores de deficiência que acontece das 19 às 20 horas. 

Na quinta (23), a live da Agência Sindical recebeu o médico do trabalho e auditor dr. Kal do Carmo, um dos organizadores do evento. Ele atua no Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência da SRTE/SP. Segundo ele, ainda falta um longo caminho. “A Lei de Cotas é a principal ferramenta para enfrentar o preconceito e colocar essas pessoas no mercado de trabalho”, ele destaca.

Criada para garantir a inclusão, a Lei de Cotas determina a contratação de um percentual de pessoas com deficiências e reabilitados da Previdência Social nas empresas, de acordo com o número de funcionários. 

Carlos Aparício Clemente é dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e coordenador do Espaço da Cidadania. A entidade é uma das maiores defensoras da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Para Clemente, um simples artigo de uma lei transformou pra melhor as relações de trabalho, com a chegada dos trabalhadores com deficiência. “Essa inclusão, quase imperceptível ainda, significa convivência com a diversidade e respeito às diferenças nos locais que é colocada em prática”, afirma.

Comerciários – O Sindicato dos Comerciários de São Paulo também é um dos organizadores do evento. “Será um show muito bonito. Mas é importante que outros Sindicatos e entidades também se engajem e nos ajudem nessa luta”, convida Cremilda Bastos Cravo, diretora da secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência do Sindicato.

Confira a programação

14 às 15 horas – Webinar Trabalho – Um Direito de Todos.

Mediador José Carlos do Carmo (Kal) – coordenador da Câmara Paulista para Inclusão e do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal da SRTE/SP – Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado de São Paulo;

17 às 18 horas – Live-show de esquenta Festival sem Barreiras, apresentação Sara Bentes;

19 às 20 horas – Show cultural com artistas com deficiência, apresentação Marinalva Cruz, Secretária-adjunta da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São Paulo.

Transmissão – Pelas páginas no Facebook da Câmara Paulista de Inclusão e do Espaço da Cidadania.

Fonte: Agência Sindical

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.