Ultimas notícias

Papel fundamental

As dirigentes da FEAAC e dos SEAACs estiveram no 1º Encontro para Formulação da Agenda Positiva dos Trabalhadores do Comércio, realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC). A ministra-chefe da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci, realizou a abertura do evento destacando o importante papel da mulher no desenvolvimento social do País. A deputada federal Janete Pietá (PT-SP) também participou da abertura do encontro que ocorreu nos dias 16 e 17 de abril, no Centro de Eventos e Treinamento (CET), da Confederação.

 

No primeiro dia de evento, as integrantes da Coordenadoria Nacional da Mulher da CNTC e dirigentes das Federações de diversos estados do País, acompanharam a palestra As desigualdades e ações para construir a igualdade no mundo do Trabalho, da ministra-chefe Eleonora Menicucci. “A luta social pela igualdade tem sido marcada pelo protagonismo e pela ousadia das mulheres, que inverteram e romperam a ordem de submissão e hoje reivindicam e conquistam espaços para acessar seus direitos”, enfatizou Eleonora.

 

A ministra falou também sobre a dificuldade das mulheres para ocupar seu espaço no mercado de trabalho, porque, além das responsabilidades do trabalho formal, elas têm ainda atribuições de dona de casa, de mães e, também, de chefes de família. Mesmo assim, desempenham suas funções com imensa competência, colaborando positivamente para o desenvolvimento do Brasil. “A contribuição das mulheres que atuam no comércio é determinante”, enfatizou a ministra.

 

Para a diretora da Secretaria da Mulher, Criança e do Adolescente, Elizabete Prataviera, presidente do SEAAC de Campinas e Região, a  criação por parte da CNTC de uma Agenda Positiva e a participação da ministra Eleonora abriram as portas do Ministério para que as entidades sindicais possam levar as reivindicações das trabalhadoras. “É uma ‘parceria’ que permitirá uma ampla participação do movimento sindical nas discussões de políticas públicas para as mulheres. É uma ação de grande importância para a classe trabalhadora do comércio e de serviços, pois isso nunca existiu”, disse a dirigente.

 

PROGRAMAS

Já na segunda parte do Encontro, as representantes das Federações acompanharam as explanações da coordenadora geral de Relações Federativas da Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Luciana Alves Oliveira, que representou a ministra Tereza Campello, e do diretor de Relações Institucionais do Ministério, Luiz Muller.

 

Ambos apresentaram o Plano Nacional Brasil sem Miséria, que visa superar a pobreza extrema com a integração de diversos programas sociais e o envolvimento de diversos Ministérios. A coordenadora Luciana abrangeu sobre o Bolsa Família e os resultados do programa na redução da pobreza no País. Em seguida, o diretor Luiz Muller detalhou sobre o programa Pronatec, destacando a importância da qualificação profissional.

 

A dirigente Elizabete Prataviera destacou que as explanações dos representantes do Governo Federal permitiu um conhecimento maior sobre as políticas públicas existentes e os programas desenvolvidos pelos Ministérios. “Agora podemos orientar nossos trabalhadores, familiares e até a população sobre referidos programas do governo federal, promovendo um trabalho de divulgação do que vem a ser essas políticas públicas”, explicou a presidente do SEAAC de Campinas e Região.

 

SEGUNDO DIA 

Já no dia 17, segundo dia do Encontro, as participantes se reuniram com as integrantes da Coordenadoria da Mulher da CNTC para discutirem as propostas que irão compor a Agenda Positiva e futuros projetos voltados às comerciárias. As sindicalistas reivindicaram uma participação mais ativa dentro dos Sindicatos e Federações e propuseram melhorias na comunicação interna, levantando pontos a serem priorizados, como os direitos da saúde da mulher, entre outros temas.

 

“Aprovamos propostas que farão com que nós, dirigentes mulheres, possamos a partir de agora avançar em discussões que antes não eram realizadas via Confederação”, salientou Elizabete, mencionado as três propostas aprovadas: capacitação das dirigentes sindicais; reuniões regionais (Norte, Nordeste, Sul e Sudeste) e divulgação nos sites das entidades sindicais os direitos das trabalhadoras.

 

Participaram do Encontro diversas dirigentes de todo o País. Representando a FEAAC, estiveram Elizabete Prataviera, diretora da Secretaria da Mulher e presidente do SEAAC de Campinas e Região, Helena Ribeiro da Silva, presidente do SEAAC de Americana e diretora da Secretaria Geral da FEAAC, Rosangela Aparecida Rodrigues, presidente do SEAAC de Marília e Região, além das dirigentes e representantes dos SEAACs de Americana, Araçatuba, Campinas, Marília, Santo André, Santos e Sorocaba. Também estiveram no evento o presidente da FEAAC e Diretor-Secretário da CNTC, Lourival Figueiredo Melo, o presidente da CNTC, Levi Fernandes, a Coordenadora Nacional da Coordenadoria da Mulher da CNTC e sua suplente, Elizabete Madrona e Silvana Maria da Silva, e o Diretor de Assuntos Legislativos, José Francisco Pantoja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.