Artigos de menuUltimas notícias

Acesso de negros ao ensino médio tem dez anos de atraso em relação ao de brancos

Levantamento do Todos pela Educação foi feito com base em dados de 2012 a 2022 do IBGE

Apenas 7 em cada 10 adolescentes pretos ou pardos com idade entre 15 e 17 anos frequentam ou já concluíram o ensino médio no país. Os números mostram que, em 2022, o percentual de jovens negros com acesso à educação na idade certa alcançou nível semelhante ao que os alunos brancos possuíam dez anos antes.

É o que aponta um levantamento do Todos Pela Educação feito com base em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2012 a 2022.

Nesse período, a proporção de brancos com 15 a 17 anos que estavam no ensino médio ou já tinham concluído essa etapa passou de 73% para 82,1%. Entre os jovens pretos, a taxa passou de 52,8% para 72,3%, e, entre os pardos, aumentou de 57,4% para 73,5%.

“Apesar dos avanços, a desigualdade étnico-racial ainda permeia todo o sistema educacional no Brasil. Os números revelam o resultado de um ciclo de exclusão de jovens pretos e pardos que, no contexto educacional, também é determinado por décadas de ausência de políticas voltadas à equidade das relações étnico-raciais”, diz Gabriel Corrêa, diretor de políticas públicas do Todos Pela Educação.

Os dados mostram ainda que 61% dos jovens pretos de 19 anos concluíram o ensino médio em 2022 no país, quase o dobro do registrado há dez anos (32,1%).

Ainda assim, o índice é menor do que o de jovens brancos que haviam concluído o ensino médio em 2012, que era de 62% e passou a 75,3% dez anos depois.

“Ao deixar para trás um enorme contingente de estudantes, as políticas educacionais não atingem sua finalidade de promover educação de qualidade para todos. Os dados demonstram a urgente necessidade de ações voltadas à equidade racial, que somente serão efetivas se houver real comprometimento das lideranças políticas e de gestores públicos”, conclui Corrêa.

Fonte: Folha de São Paulo/UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.