Artigos de menuUltimas notícias

Saúde amplia para 6 mil número de primeiras vagas no novo Mais Médicos

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou ontem (29) que o número de vagas abertas ainda no primeiro edital do Programa Mais Médicos será ampliado em mil postos. Com isso, serão ofertadas imediatamente 6 mil vagas para profissionais atuarem na atenção primária à saúde da população em todo o Brasil. A ministra anunciou a expansão em debate na 24ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. 

“Nós pactuamos na Comissão Tripartite o Mais Médicos com todas as inovações que pudemos associar pela avaliação e experiência. Infelizmente, nós tínhamos brasileiros fora dessa cobertura no país, o que ocasionou retrocessos importantes nesse programa. E com o relançamento, nós vamos abrir seis mil vagas. Anunciamos (na semana passada) cinco mil, mas vai ser possível, neste momento, ampliar para seis mil vagas”, afirmou.

O programa foi relançado no último dia 20 sob a meta de expandir de 13 mil para 28 mil o número de profissionais em atendimento pelo país, com investimento de R$ 712 milhões. Atualmente, são 18 mil vagas – 13 mil profissionais estão atuando e 5 mil postos estão desocupados. A meta do governo, – agora ampliada em mais mil vagas –, era repor esses postos com um edital. E, além disso, criar mais 10 mil novas vagas ainda neste ano.

Mais Médicos e a atenção primária

Esses postos serão oferecidos em formato de contrapartida dos municípios. Um modelo que garante às prefeituras menor custo, viabilizações de contratações, maior agilidade na reposição do profissional e permanências nas localidades. Ao todo, 16 mil vagas no Mais Médicos devem ser abertas ao longo de 2023. 

Fonte: Rede Brasil Atual com informações da Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.