83% dos alunos prestam mais atenção às aulas após proibição de celular
Oito em cada dez estudantes têm prestado mais atenção nas aulas após a restrição ao uso de celulares nas escolas. O dado faz parte de uma pesquisa realizada pela Frente Parlamentar Mista da Educação, em parceria com o Equidade Info.
A lei que proíbe o uso de celulares nas escolas foi sancionada em janeiro. De acordo com a pesquisa da Frente Parlamentar Mista de Educação, entre os estudantes do Ensino Fundamental 1, que vai do primeiro ao quinto ano, praticamente 9 em cada dez alunos disseram que estão mais concentrados nas aulas. Entre os estudantes do Ensino Médio, sete em cada 10 disseram que estão prestando mais atenção nos conteúdos. E em média, oito em cada 10 estudantes já percebem os impactos positivos dessa medida.
Porém, os pesquisadores afirmam que são necessárias estratégias pedagógicas das escolas para melhorar a adesão dos estudantes do Ensino Médio a essa restrição. Isso porque os adolescentes têm mais dificuldade em deixar de o celular e relataram tédio e ansiedade.
O estudo ouviu 2.840 alunos, 348 professores e 201 gestores de escolas públicas municipais, estaduais e privadas de todas as regiões do país. Entre os gestores, 77% relataram diminuição do bullying virtual. Entre os professores, o índice é de 65%. A percepção é menor entre os alunos. Apenas 41% relataram sentir essa mudança. E 44% dos alunos relataram também sentir mais tédio durante os intervalos e recreios. Cerca de metade dos professores relataram aumento de ansiedade entre os alunos com a proibição do uso do celular.