Notícias Seaac

No feriado da Consciência Negra SEAAC Campinas e região fecha dias 20 e 21 de novembro

Em razão do feriado municipal da Consciência Negra o SEAAC Campinas e Região não funcionará nesta quinta e sexta-feira, dias 20 e 21 de novembro. O atendimento será retomado normalmente na segunda-feira, dia 24, a partir das 8h30.

Significado da data – O Dia da Consciência Negra é uma data celebrada no Brasil no dia 20 de Novembro. Este dia está incluído na semana da Consciência Negra e tem como objetivo um reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira.

O dia 20 de Novembro foi escolhido como uma homenagem ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, que morreu em 1965, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial.Os escravos começaram a ser trazidos para o país em 1594.

O quilombo era uma região que tinha como função lutar contra as doutrinas escravistas e também de conservar elementos da cultura africana no Brasil.

Em 2003, no dia 9 de Janeiro, a lei 10.639 incluiu o Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar. Algumas cidades como Campinas transformaram a data em feriado municipal. A mesma lei torna obrigatória o ensino sobre diversas áreas da História e cultura Afro-Brasileira. São abordados temas como a luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira, o negro na sociedade nacional, inserção do negro no mercado de trabalho, discriminação, identificação de etnias etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.