Artigos de menuDestaqueNotícias Seaac

SEAAC Campinas propõe assinar Acordo Coletivo com empresas Comissárias de Despachos

O Seaac de Campinas e Região está entrando em contato com as empresas de Comissárias de Despachos, Agentes de Carga Aérea, Operadores de Transporte Multimodal, NVOCC (Transitário e Consolidador de Carga Marítima) e Logística na prestação de Serviços de Comércio Exterior, para que sejam negociados Acordos Coletivo de Trabalho em separado.
O motivo da proposta é o não fechamento até esta data, da Convenção Coletiva de Trabalho do exercício 2020/2021, com as empresas que empregam trabalhadoras e trabalhadores desta categoria profissional.

A data base de Comissárias de Despachos é em 1º de julho. As cláusulas econômicas como salário, vale-refeição, vale-alimentação, auxílio creche, e auxílio filho com deficiência, deveriam ser discutidas e renovadas. Já as cláusulas sociais tem validade por mais um ano, ou seja, até 30 de junho de 2021.

Apesar de todas as tentativas do SEAAC Campinas e da FEAAC (Federação dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio do Estado de São Paulo), o SINDICOMIS, entidade patronal que representa estas empresas, não defniu o reajuste salarial e dos demais benefícios econômicos.

A inexistência da Convenção Coletiva de Trabalho em vigor cria grande insegurança jurídica e pode acarretar um alto passivo trabalhista para as empresas, que num determinado momento, terão que fazer a recomposição salarial e dos benefícios atrasados. Além disso, os próprios trabalhadores sentem-se desmotivados e desprotegidos, já que muitas empresas, em virtude da inexistência da Convenção Coletiva de Trabalho assinada, não repassaram nenhum reajuste salarial.

Com o objetivo de restabelecer a normalidade na relação trabalhista e como forma de estímulo aos (as) trabalhadores (as), o SEAAC Campinas propõe negociar individualmente e estabelecer Acordo Coletivo de Trabalho ou, ainda, um Acordo Plúrimo entre o Sindicato e diversas empresas do setor.

As empresas interessadas em discutir o Acordo Coletivo, podem soliciar uma reunião virtual ou na sede, seguindo todas as medidas de segurança, através do e-mail elizabete@seaaccampinas.org.br, ou do telefone: (19) 3213-1742, para que seja definida uma data.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.