Administração de Contas a Pagar e a Receber é o tema do novo curso da parceria SEAAC/ARF

Formação profissional

 

O SEAAC de Campinas e Região em parceria com a ARF Consultoria Ltda, realiza a partir do dia 6 de outubro, sábado, das 8h30 às 17h30, o curso Administração de Contas a Pagar e a Receber.

O curso, com carga horária de 8 horas, é voltado para profissionais da área financeira: Contas a Pagar, Contas a Receber, Tesouraria e Interessados.

Os trabalhadores sindicalizados ao SEAAC terão disponíveis 8 vagas com inscrição a R$ 20,00, para participar do curso que acontece a partir do dia 6 de outubro, sábado, das 8h30 às 17h30,.

Para os não sócios o valor será de R$ 180,00. O curso Administração de Contas a Pagar e a Receber acontece no Espaço SEAAC, à Rua General Osório, 1031, 9º andar, sala 95, em frente ao Fórum, Centro – Campinas. Acesse o site www.seaaccampinas.org.br para pegar a ficha de inscrição. 

Inscrições

As inscrições, até o limite de 8 para os sócios do SEAAC Campinas custam R$ 20,00 e deverão ser feitas no Sindicato, à Rua Dona Rosa de Gusmão, 420, Guanabara, Campinas. Informações pelo telefone (19) 3213-1742.

Para não sócios as inscrições deverão ser feitas pelo site www.arfconsultoria.com.br, ao custo de R$ 180,00 por pessoa. Todos os participantes receberão material, certificado e coffee-break.

Público alvo

Profissionais da área financeira: Contas a Pagar, Contas a Receber, Tesouraria e Interessados.

Objetivo

Dar ao participante, condições de compreender as rotinas dos pagamentos e recebimentos e construir modelos de fluxo de caixa.

Programa

Políticas e análise de crédito 

Conceito de crédito 

Política de crédito / Cobrança 

Relação elasticidade do crédito × volume de vendas 

Relação volume de vendas × inadimplência 

Critério de aprovação e limites de crédito 

Acompanhamento de Clientes / Ficha Financeira / Processo de Recebimento 

Tratamento de inadimplentes 

Meio de financiamento das vendas a prazo 

Práticas de varejo (clientes pessoas físicas) 

Práticas de atacado (clientes pessoas jurídicas / revendas) 

Política de compras a prazo 

Fornecedores tradicionais 

Fornecedores eventuais 

Alimentação e acompanhamento do controle financeiro de fornecedores 

Programação / Liberação de pagamentos 

TED / DOC / Depósitos / Transferências / Borderôs 

Processos de pagamentos de Despesas Operacionais Correntes 

Níveis de liberação / processos / fundos fixos 

Cuidados adicionais nos serviços tomados de terceiros 

Processos de Pagamento de Tributos 

Contratos de financiamento 

Fluxos Operacionais e Financeiros 

Taxas de Juros e indicadores financeiros de preços/inflação 

Pós-fixação 

Pré-fixação 

Mecanismos de controle interno nos processos: 

– pré-venda – emissão do pedido – reserva de estoque – Faturamento – processo de cobrança 

– recebimento; 

– níveis de estocagem/necessidade de compra/requisições e processo de cotação / 

concorrência / pedido de compra / entrada da mercadoria / produto / processo de pagamento 

– pagamento; 

Prazos Médios de Pagamentos 

Prazos Médios de Recebimento 

Posicionamento Relativo 

Fluxo de Caixa 

Orçamento – Real x Previsão

Calendário

Outubro

06/10 – Administração de Contas a Pagar e a Receber

Horário: 8:30h às 17:30h – 8 horas – Sábado

Investimento: R$ 180,00

Local: Rua General Osório 1031 – 9º andar – sala 95 – Centro – Próximo ao Fórum

09/10 – Curso de Departamento Pessoal – Folha de Pagamento

Horário:  19:00h às 22:00 –  24 horas –  8  encontros  – Terças 

Investimento: R$  240,00

Local: Rua General Osório 1031 – 9º andar – sala 95 – Centro – Próximo ao Fórum

20/10 – Curso de Nota Fiscal Eletrônica

Horário: 08:30h Às 12:30 – 4 horas – Sábado

Investimento: R$ 150,00

Local: Rua General Osório 1031 – 9º andar – sala 95 – Centro – Próximo ao Fórum

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