Alckmin: plano contra tarifaço dos EUA sai até terça-feira
Alckmin anunciou que o plano contra tarifaço dos EUA para ajudar setores afetados será divulgado até terça (12), após aval do presidente Lula
O vice-presidente Geraldo Alckmin declarou nesta quinta-feira (8) que o plano de contingência contra o tarifaço dos Estados Unidos sairá até terça-feira (12).
De acordo com ele, o presidente Lula recebeu o documento e concluiu a análise. “Se não for amanhã, será segunda ou terça-feira”, disse Alckmin a jornalistas.
Medidas terão foco em setores mais atingidos
Durante a entrevista, realizada no estacionamento do Ministério do Desenvolvimento, Alckmin afirmou que o plano priorizará os setores mais prejudicados pelas tarifas norte-americanas.
De acordo com o ministro, o governo utilizará uma “régua” para mensurar o impacto das tarifas com base no grau de exportações para os EUA.
“Queremos ter foco. Há setores que exportam muito e outros que produzem quase exclusivamente para o mercado interno”, explicou o vice-presidente.
Exposição ao mercado externo será critério de avaliação
Além disso, Alckmin destacou a necessidade de diferenciar os produtos mais expostos às tarifas. Citou o setor pesqueiro como exemplo dessa variação interna.
“A tilápia é mais consumida internamente. Já o atum vai quase todo para fora”, pontuou. De acordo com ele, esse critério ajudará a direcionar melhor os apoios.
Calçados e couro preocupam governo
Antes da coletiva, Alckmin recebeu representantes da Abicalçados, que relataram os impactos no setor. Ele reconheceu que o couro tende a sofrer ainda mais.
“O couro exporta mais de 40% da produção. Está ainda mais exposto que os calçados”, afirmou.
Alckmin comentou rapidamente a reunião com Gabriel Escobar, encarregado da embaixada dos EUA. “Foi um encontro muito bom”, resumiu o vice-presidente.
Fonte: Radio Peão Brasil