Ultimas notícias

Ato na Força Sindical lembra Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

Os sindicalistas devem desenvolver ações preventivas na área de saúde e segurança no trabalho para evitar mortes e doenças profissionais, afirmou Edson Bicalho, secretário-geral da Fequimfar (Federação dos Químicos), na abertura do ato realizado pela Força Sindical para lembrar o 28 de abril, ), o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

João Donizete Scaboli, secretário-adjunto da Secretaria de Saúde e Segurança do Trabalho da Força Sndical, explicou que a central e os sindicatos “não estão comemorando o dia 28, mas manifestando devido as mortes, doenças profissionais e doenças decorrentes do ambiente de trabalho, por exemplo, depressão, síndrome do pânico, entre outros”. Estas são as consequências da falta de prevenção, organização, planejamento e plano de ações, disse.

Demissões
Marcos Antonio Ribeiro, Marquinhos, presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança, destacou a atitude das empresas em tempos de crise econômica: reduz em primeiro lugar a área de saúde e segurança. Forma homologadas pelo sindicato em 204, 300 demissões; em 2015, 700; nos primeiros quatro meses deste ano, 200 dispensas.

O atual presidente do Diesat (Departamento Intersindical de Estudos Pesquisas de Saúde e Ambiente do Trabalho), Elenildo Queiroz Santos, também diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos, dfendeu a tese de que os dirigentes sindicais devem assumir o protagonismo para desenvolver a prevenção. “Normalmente, os sindicatos sabem quais empresas têm mais problemas por recebe denúncias. Se chamamos assembleias de trabalhadores para debater a parte econômica, como reajuste e PLR (Participação nos Lucros ou Resultados), também podem convocar assembleia para mobilizar os trabalhadores pela saúde e segurança”, afirma.

Já Armando Henrique, presidente da Federação Nacional dos Técnicos de Segurança, ressalta que empresas, governo e trabalham precisam desenvolver a cultura da prevenção.

Fonte: Força Sindical

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.