Ultimas notícias

Contribuintes já podem fazer rascunho da declaração do Imposto de Renda

A Receita Federal lançou nesta segunda-feira, dia 3 de novembro, um serviço para facilitar a vida dos contribuintes que precisam fazer o acerto de contas com o Leão. Trata-se de um rascunho que as pessoas físicas poderão preencher ao longo do ano com dados como despesas com serviços médicos ou operações de compra e venda de bens. Esse rascunho poderá depois ser importado para a declaração do Imposto de Renda (IR). O serviço está disponível tanto para desktops e quanto para dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Segundo o subsecretário de Arrecadação e Atendimento, Carlos Occaso, é comum que, ao longo de um ano, os contribuintes percam alguns documentos ou informações que são necessários para o preenchimento da declaração do IR no ano seguinte. Por isso, a ideia do rascunho é ajudar as pessoas físicas a se organizarem.

— O contribuinte pode ir organizando os dados ao longo do ano e depois importá-los na hora de fazer a declaração. Existia uma demanda muito grande por esse produto — disse Occaso, acrescentando:

— A pessoa vende um carro em janeiro de um ano e quando chega em abril do ano seguinte, não se lembra quais são os dados do comprador e nem onde estão os recibos. (…) A pessoa poderá, por exemplo, ter uma consulta médica e já preencher o campo das despesas para não esquecer os dados.

Segundo o Fisco, o rascunho já pode ser encontrado na página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou num novo aplicativo para dispositivos móveis lançado hoje (Declaração IRPF). O serviço ficará disponível até o dia 28 de fevereiro de cada ano. Já a partir de primeiro de março, o contribuinte terá que importar os dados para fazer a declaração do IR. Quando o prazo do acerto de contas com o Leão se encerrar, em 30 de abril, o rascunho voltará a funcionar.

Occaso explicou que o rascunho da declaração do Imposto de Renda não será utilizado pela Receita para monitorar os contribuintes. Segundo ele, a ideia é apenas ajudar as pessoas físicas a fazerem o preenchimento do documento:

— Não tem nenhum interesse da Receita em obter acesso antecipado aos dados.

Outro serviço anunciado hoje pelo Fisco vai permitir que os contribuintes cadastrem seus celulares na Receita e acompanhem o andamento da declaração. Sempre que o documento passar por uma nova etapa (como sair da malha fina), a pessoa física vai receber uma mensagem.

Fonte: O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.