Ultimas notícias

Governo se reúne com montadoras e sindicato para discutir demissões

Protestos contra cortes nos direitos trabalhistas já estão marcados para este começo de ano

Diante dos problemas do setor automobilístico, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto, se reunirá nesta terça-feira (13) com representantes das montadoras e dos sindicatos. Segundo o ministro, “não há crise setorial“ mas “situações claramente limitadas“ que poderão ser resolvidas diretamente entre as partes.

Milhares de metalúrgicos saíram em marcha pela via Anchieta, nesta segunda-feira (12), contra as demissões anunciadas pela Mercedes e Volkswagen. Só as duas montadoras anunciaram a demissão de mais de mil funcionários até fevereiro.

Nesta quarta-feira (14), o sindicato entregará ao ministro do Trabalho, Manoel Dias, uma série de pautas para amenizar os problemas sofridos pelo setor. Entre elas está o Programa Nacional de Proteção ao Emprego, um Programa Nacional de renovação da frota da caminhões e a ampliação de crédito para a aquisição de veículos.

Mobilizações
Como primeira medida dos “ajustes estruturais” prometidos pela nova equipe econômica do governo, no último dia 29, o ministro da Casa Civil Aloísio Mercadante anunciou mudanças no pagamento do seguro desemprego, abono salarial, pensão por morte e auxílio doença.

CUT, Força Sindical, UGT CSB, Nova Central e CTB marcaram um dia nacional da luta no próximo dia 28. Ainda está planejada uma nova marcha em Brasília (DF) para o dia 26 de fevereiro.

A presidenta em exercício da CUT, Carmem Foro, disse que esse começo de ano “terá fortes mobilizações para impedir que haja algum retrocesso na agenda da classe trabalhadora”.

Fonte: Brasil de Fato/Com informações da Rede Brasil Atual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.