Ultimas notícias

Justiça manda prefeitura pagar inflação e vai apurar crime contra as práticas sindicais em Serra Negra

Por unanimidade os Desembargadores do TRT 15 julgaram a greve dos servidores públicos municipais de Serra Negra não abusiva e determinaram que a administração cumpra a Constituição Federal e repasse a inflação 11,08% para todos os servidores.

Os Desembargadores decidiram ainda encaminhar a documentação ao Ministério Público do Trabalho para que apure a prática de atos contra a organização sindical e o pagamento de salários inferiores ao salário mínimo nacional.

Os servidores decidiram pela paralisação, em maio, depois que a administração apresentou contraproposta à pauta de reivindicação concedendo 10,36% de reajuste, e voltou atrás, encaminhado para aprovação da Câmara Municipal um reajuste de apenas 7%.

Durante os dias de greve a administração cometeu crime contra a organização sindical e tentou de todas as maneiras esvaziar o movimento, ameaçando os grevistas para que retornassem as atividades.

Sem acordo durante audiência de conciliação no TRT a greve foi suspensa. Apesar de a administração ter assumido que não haveria perseguição aos grevistas, alguns servidores foram transferidos de local de trabalho e muitos sofreram assédio moral por terem participado do movimento paredista.

Em sua sustentação oral, o advogado do Sindicato Jamir Menali, disse que os servidores enfrentaram o coronelismo que impera na cidade. Que a cidade é administrada pelo filho do prefeito e que passou da hora de acabar com as injustiças cometidas contra os servidores.

Com a decisão unanime a favor dos servidores, o presidente do Sindicato Valdomiro Sutério – o Mirinho, disse que sempre esteve confiante. “Os servidores que tiveram a coragem de lutar pelos seus direitos demostraram a força que tem numa guerra contra o autoritarismo, coronelismo e as mazelas de uma administração. A Justiça foi feita, agora vamos acompanhar as investigações do Ministério Público do Trabalho sobre os atos contra a prática sindical e com relação ao pagamento de salário menor que o mínimo nacional”, disse o presidente.

Fonte: Servidores de Serra Negra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.