Ultimas notícias

Marcha em Defesa do SUS abre 15ª Conferência Nacional de Saúde em Brasília

Cerca de 6 mil trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), centrais sindicais, movimentos sociais e demais organizações que integram a Frente em Defesa do SUS – AbraSUS, realizaram nesta terça-feira, dia 1, em Brasília, a Marcha em Defesa do SUS – Saúde e Democracia. A manifestação abriu a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que vai até esta sexta-feira, dia 4, na capital federal.

Os manifestantes seguiram do Museu da República até o Congresso Nacional pedindo o fim do subfinanciamento com a ampliação de recursos para o Sistema. O protesto foi contra o possível corte de R$ 16 bilhões, previsto para o orçamento destinado à Saúde em 2016.

Durante o ato a AbraSUS divulgou um manifesto pela manutenção da universalidade e a integralidade do SUS, ameaçadas pela terceirização e falta de verbas. O documento defende a aprovação da PEC 01/2015 (que estipula um percentual mínimo a ser aplicado anualmente pela União em ações e serviços de Saúde) e propõe novas fontes de financiamento exclusivas para o Sistema, entre elas, a contribuição sobre as movimentações financeiras (nos moldes da CPMF) e a taxação de grandes fortunas.

O presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Ronald Ferreira dos Santos, disse que a atual conjuntura colocou o SUS em risco. “Projetos de leis estão querendo retirar as conquistas dos profissionais da área e usuários. Além dessas ameaças, há uma asfixia financeira que pode comprometer o funcionamento, já precário, do Sistema”, alertou. Ronald afirma que a Frente e a 15ª Conferência vieram também com o propósito de questionar e combater a política macroeconômica de recessão e o retrocesso.

Para Elgiane Lago, Secretária de Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras e Segurança no Trabalho da CTB, “a Marcha é uma reafirmação de que o SUS é um direito de todos, é um dever do Estado e não pode parar. A CTB veio para este ato representando milhares de profissionais e trabalhadores que dependem do SUS, na luta por um atendimento digno, de qualidade, que contemple todos os cidadãos”, declarou.

João Paulo Ribeiro, Secretário do Serviço Público e dos Trabalhadores Públicos da central, disse que a CTB sempre estará presente na luta social. “Estaremos onde houver reivindicações justas para Saúde, Educação, Segurança Pública, Saneamento Básico. Os militantes da CTB estão aqui defendendo o SUS, na abertura desta Conferência, mostrando a nossa luta junto às demais centrais e organizações sociais contra os cortes, contra todas essas edições da economia que afetam o trabalhador”, afirmou.

15ª Conferência
A 15ª Conferência Nacional de Saúde acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, sob o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”. O evento reúne conselheiros de Saúde de todo o País para debater o SUS e encaminhar propostas de melhorias ao Sistema, definindo a agenda de prioridades para o próximo quadriênio. Cerca de 5 mil pessoas são esperadas nos quatro dias do encontro. Durante a Conferência serão discutidas 558 propostas e 30 diretrizes consolidadas a partir dos relatórios das etapas estaduais.

Fonte: Portal CTB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.