Ultimas notícias

Marcha marca abertura do 15º Fórum Social Mundial, em Porto Alegre

A tradicional Marcha do movimento social marcará a abertura da edição comemorativa de 15 anos, do Fórum Social Mundial (FSM), na Capital do Rio Grande do Sul, que será realizado entre os dias 19 e 23 de janeiro, com o bordão “Paz, Democracia, Direito dos Povos e do Planeta”.

A caminhada seguirá do Largo Glênio Peres, no Centro Histórico, às 18h e passará pela Avenida Borges de Medeiros, até o Largo Zumbi dos Palmares, no Bairro Cidade Baixa. A concentração começa a partir das 15h, com manifestação de representantes da sociedade civil e apresentações artísticas.

Característica da marcha, a diversidade do público reúne participantes de inúmeros segmentos e será prestigiada pelo prefeito José Fortunati, que também participará da programação no Largo Zumbi dos Palmares, quando serão apresentados espetáculos dos cantores Chico Cézar e Nei Lisboa.

Selo
Às 15h, no Salão Nobre do Paço dos Açorianos (Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico), haverá solenidade de Lançamento do Carimbo Filatélico Comemorativo aos 15 Anos do Fórum Social Mundial, uma articulação do Instituto Amigos do Fórum Social Mundial. O prefeito José Fortunati, o presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EPTC), Giovanni Correa Queiroz, e o presidente do Instituto Amigos do FSM, Lélio Falcão, receberão os convidados para o evento.

FSM 15 Anos
A edição de 2016 marca os 15 anos da realização global, cujo primeiro encontro foi realizado em Porto Alegre, em 2001. Cerca de 20 mil pessoas são esperadas para os debates, entre os quais o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, o filósofo espanhol Manuel Castells e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

Os principais espaços para a realização das discussões são Parque Farroupilha, Auditório Araújo Vianna, Câmara de Vereadores, Assembleia Legislativa, Largo Zumbi dos Palmares e Parque Harmonia, sede do Acampamento da Juventude.

A Força Sindical promoverá painel, na sala 302 da Câmara de Vereadores, `de 14h às 18h, abordando o tema “Mundo do Trabalho: Ajuste fiscal, Crise e Desemprego”.

Contraponto
Foi num janeiro quente na capital gaúcha que o Fórum Social Mundial, em 2001, passou a ser um contraponto à reunião do Fórum Econômico de Davos, na Suíça, que reúne personalidade do capitalismo mundial, pela primeira vez. Em 2016, o encontro anual está intitulado com o slogan “Gerenciar a Quarta Revolução Industrial”.

Mais uma vez o debate do Fórum se centra em buscar alternativas ao sistema econômico vigente, mas dando destaque a outra pautas como democracia, economia solidária, mídia livre e educação. Na atual conjuntura da América Latina, onde o neoliberalismo volta a apontar, a volta do Fórum a Porto Alegre depois de 15 anos – ainda que em uma edição temática e local – parece ser em boa hora. Como diz Boaventura de Sousa Santos: “O papel do Fórum é defender a democracia nas instituições e nas ruas contra o golpismo da direita reacionária que sempre se habituou a ser democrática só e apenas quando a democracia serve os seus interesses”.

Ônibus especiais
A Companhia Carris Porto-alegrense vai disponibilizar ônibus especiais, que realizarão itinerário planejado para atender as necessidades do público participante das atividades do evento. De 19 de a 23 de janeiro, circulam os coletivos identificados com o letreiro Especial Fórum Social, que são gratuitos e exclusivos para pessoas inscritas no evento.

Os pontos de ônibus, que podem ser utilizadas tanto para embarque como desembarque, estão localizados nas imediações dos pontos de realização das atividades. Os dois coletivos com ar-condicionado destinados à ação farão, cada um, 12 viagens por dia, em horários diversos. Para embarque, os passageiros devem apresentar o crachá do fórum. Confira no quadro abaixo os horários e pontos de parada.

Fonte: Força Sindical-MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.