Continuam muito ruins as condições de trabalho nos cemitérios de Guarulhos. A precariedade foi mais uma vez verificada na manhã desta sexta (23), quando Ricardo da Silva, diretor do Stap (Sindicato dos Servidores Municipais), se reuniu com os Operacionais do cemitério do Picanço (São Judas Tadeus). Faltam materiais de limpeza, Equipamentos de Proteção Individual e não se faz a devida manutenção nos equipamentos utilizados durante o trabalho.

Não é de agora que o Sindicato cobra solução na Secretaria de Serviços Públicos. Ricardo conta: “Fizemos reuniões com o secretário Edmilson Americano e ele prometeu que resolveria. Porém, nada em relação às condições de trabalho, foi melhorado”.

Precariedade – Os Operacionais estão sem luvas e produtos de limpeza. O aspirador e as roçadeiras se encontram quebrados. Os carrinhos de mão estão com os pneus avariados. O diretor afirma: “Os trabalhadores não têm luvas, o que os obriga a meter a mão em material contaminado”.

O presidente do Sindicato, Pedro Zanotti Filho, lembra que essa precariedade afeta também a população. Ele comenta: “Ninguém vai ao cemitério a passeio. É sempre um momento de tristeza e perda. O cidadão merece respeito, principalmente numa hora dessas”.O sindicalista visitará os outros três cemitérios locais. Ele diz: “Vamos levantar a real situação dos companheiros e cobrar a Prefeitura. Se for preciso, o Sindicato vai propor greve. Do jeito que está não vai ficar”.

Fonte: Agência Sindical