Ultimas notícias

Ministra defende mais mulheres nos espaços legislativos

Eleonora Menicucci convoca população para debate que pode levar a maior participação feminina, hoje restrita a 11% do Congresso

Apenas 11% do Congresso Nacional são representados por mulheres. Em busca de mudar esse cenário, o Palácio do Planalto divulgou hoje, dia 5, vídeo com mensagem da ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, convidando os brasileiros a debaterem a reforma política e a enviarem sugestões. “A participação da sociedade nessa discussão é a forma de garantirmos a presença de mais mulheres em todos os espaços legislativos”, diz.

Atualmente, 52% da população do Brasil são compostos por mulheres, e para aumentar a participação feminina no parlamento, a reforma política prevê o financiamento público, que proíbe doações privadas, algo que as mulheres têm dificuldade de ter acesso, provocando insucesso nas eleições.

O outro ponto é a mudança no sistema eleitoral, pois, de acordo com pesquisa feita pelo DataSenado, um dos problemas das candidaturas feminina é a falta de apoio dos partidos. Para enfrentar o empecilho, foi criada a proposta da lista partidária com alternância de sexo, ou seja, uma mulher seguida de um homem.

“O protagonismo das mulheres em todos os espaços, inclusive nos de poder é uma luta de todos e todas. Nosso sistema político tem que representar a diversidade da população brasileira. Somente assim, as instituições estarão mais sintonizadas com a população”, afirma a ministra.

Para participar e deixar sugestões sobre a reforma política, acesse o site http://spm.gov.br/reforma-politica.

Fonte: Rede Brasil Atual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.