Artigos de menuUltimas notícias

OIT pressiona governo: queixas de violações de normas trabalhistas

A queixa já tinha sido apresentada em 2018 por parte de sindicatos que acusavam o Estado brasileiro de descumprimento da Convenção 151, que garante o direito à organização sindical e negociação coletiva no setor público.

Foto: Erick Javier Cunningham Garzon P

O jornalista Jamil Chade, colunista da UOL informa que, como resposta a uma queixa apresentada por sindicatos brasileiros e internacionais, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) recomenda que o governo de Jair Bolsonaro realize consultas com atores sociais e sindicais e alerta que a relação trabalhista no Brasil continuará na agenda da instituição internacional.

A queixa já tinha sido apresentada em 2018 por parte de sindicatos que acusavam o Estado brasileiro de descumprimento da Convenção 151, que garante o direito à organização sindical e negociação coletiva no setor público. A iniciativa foi da ISP (Internacional de Serviços Públicos) e oito centrais sindicais, entre elas a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e Força Sindical.

Elas denunciavam a violação das normas trabalhistas no Brasil, entre elas ataques aos sindicatos, suspensão arbitrária por parte de gestores públicos do pagamento de mensalidades sindicais dos servidores, além da revogação de planos de cargos e carreiras sem diálogo com os trabalhadores.

Veja matéria completa no Blog de Jamil Chade

Fonte: Rádio Peão Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.