Espaço mulher

Outubro Rosa: campanha alerta para o Câncer de Mama

Outubro é dedicado à prevenção do Câncer de Mama, segundo tipo mais frequente no mundo e com maior incidência na população feminina. A campanha Outubro Rosa alerta sobre a importância da prevenção e da detecção precoce para maior chance de cura. Diversas cidades do Estado de São Paulo promovem atividades e ‘enfeitam’ de rosa fachadas, monumentos e estabelecimentos comerciais para lembrar a campanha.

O nome ‘Outubro Rosa’ remete a cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama, estimulando a participação da população, empresas e entidades e intensificando os alertas sobre importância da detecção precoce do câncer de mama. A iniciativa foi criada no início da década de 90, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure lançou e distribuiu o laço cor de rosa, símbolo da prevenção do câncer de mama, aos participantes Corrida pela Cura, em Nova York (EUA).

A primeira iniciativa brasileira ocorreu em 2 de outubro de 2002 com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco do Ibirapuera. A ação partiu de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama com o apoio de uma empresa europeia de cosméticos. E o governo brasileiro, através do INCA, passou a integrar a mobilização do outubro rosa a partir de 2010.

Dados do INCA informam que o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Em 2013, estimaram-se para o Brasil mais de 52 mil novos casos da doença, com uma projeção de risco de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Para este ano, a estimativa é de 57,120 novos casos, sendo que 13.225 mulheres irão a óbito.

Atividades
Na capital Paulista, diversas ações deixam o mês de outubro ainda mais rosa. No Parque Ibirapuera, por exemplo, o Instituto Avon promove desde exames gratuitos de mamografia até um giro em uma roda gigante instalada no parque. A ação “Giro pela Vida” simboliza os altos e baixos da mulher que enfrenta o câncer de mama. Saiba mais acessando o site do Instituto Avon. Além disso, em todos os sábados e domingos de outubro, às 20h e às 20h30, o Parque Ibirapuera promove o tradicional espetáculo das águas em sua fonte, mas com enfoque no Outubro Rosa.

Fonte: FEAAC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.