Reivindicações
Na tarde da última terça-feira, dia 21, representantes de diversas confederações de trabalhadores estiveram em reunião com o ministro Manoel Dias, na sede do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O encontro contou com a participação do presidente da CNTC, Levi Fernandes Pinto, acompanhado do secretário Geral da CNTC e presidente da FEAAC, Lourival Figueiredo Melo, que foram em defesa da unicidade sindical.
Na reunião com o ministro, os dirigentes reivindicaram o fim da autorização de fundação indiscriminada de sindicatos e federações, respeitando o artigo 8º da Constituição Federal, que trata sobre a unicidade sindical. Além disso, Levi Fernandes e Lourival Figueiredo Melo destacaram e questionaram a participação das confederações no debate da atualização do artigo 577 da CLT, sobre o quadro de categorias (Quadro de Atividades e Profissões).
Outros temas de relevância aos trabalhadores também foram debatidos na ocasião. O ministro se comprometeu a avaliar todas as reivindicações e responde-las em 30 dias, incluindo a questão da qualificação profissional dos trabalhadores no próximo encontro com as confederações.