Artigos de menuDestaqueNotícias Seaac

Trabalhadores da KPMG assinam acordos de Banco de Horas, Jornada Flexível e Controle de Jornada

Os trabalhadores das empresas KPMG Auditores Independentes, KPMG assessores Ltda, KPMG Assurance Services Ltda, assinaram, com a mediação do SEAAC Campinas e Região, dois Acordos Coletivos de Trabalho que implantam o Banco de Horas, a Jornada Flexível e o Sistema Alternativo de Controle de Jornada, segundo mecanismos previstos na CLT.

Os acordos terão vigência até 21 de novembro de 2019 e serão acompanhados periodicamente pelo SEAAC Campinas.

Banco de Horas
As horas extraordinárias, limitadas a 2 horas extras diárias, serão encaminhadas para o banco de horas, mas o profissional, caso queira recebê-las no mês subsequente, deverá fazer a solicitação formal (via abertura de chamado) até o dia 15 do mês do recebimento.

O limite máximo de horas permitidas a serem compensadas é de 80 horas, respeitando o período de 1 ano. O empregado poderá ficar até 40 horas negativas no banco de horas sem que haja o correspondente desconto salarial.

Quando o empregado atingir 80 horas no banco de horas, as horas excedentes do próximo período de fechamento serão encaminhadas diretamente para a folha de pagamento.

Acompanhamento pelo Sindicato
Quando solicitada por escrito pelo Sindicato, as empresas ficarão obrigadas a fornecer no prazo máximo de 30 dias, demonstrativo da situação de seus empregados perante o Banco de Horas.

O Acordo Coletivo terá vigência de 22/11/2017 a 21/11/2019, ou seja, por dois anos, a partir da assinatura.

Jornada Flexível
O empregado poderá antecipar ou postergar seu horário de entrada na empresa com a consequente antecipação ou postergação de seu horário de saída, de forma a não alterar o número de horas de sua jornada diária e semanal, prevista no contrato de trabalho, respeitando os limites mínimos para descanso e outros previstos na CLT.

Os empregados poderão iniciar suas jornadas: entrada de uma hora antes, e/ou uma hora depois, calculadas a partir do horário referência, assim compreendido o horário de início da jornada previsto nos contratos individuais de trabalho; saída no horário em que o profissional completar a totalidade da carga horária diária contratual, com no mínimo uma e no máximo duas horas de intervalo para refeição e descanso, nos termos da CLT, não sendo as variações na entrada ou na saída e dentro intervalo estipulado para início ou fim da jornada considerados como extras ou atrasos.

Sistema Alternativo de Controle de Jornada
As empresas adotarão o Sistema Alternativo Eletrônico de Controle de Jornada de Trabalho, Sistema de Ponto Eletrônico, para o controle de jornada de trabalho de seus empregados e que consistirá num programa de inclusão de horas trabalhadas por meio de meios telemáticos (incluindo, mas não se limitando, a inclusão da jornada de trabalho via internet ou rede), através do acesso remoto dos empregados, sem qualquer tipo de restrição em relação ao local ou horário de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.