Trabalhadores Localizados
O SEAAC de Campinas e Região localizou no final de 2010 dois trabalhadores que tinham valores a receber, fruto de ações na Justiça do Trabalho. Num dos processos contra a Peralta e Peralta Loterias, o Sindicato localizou as funcionárias Isabel Neves Proença e Cibele Patricia, que receberam seus créditos. A lotérica foi condenada em uma ação de cumprimento movida pelo SEAAC Campinas em 2005 e teve que pagar as diferenças salariais pela não concessão de reajustes de salário na data base da categoria, relativos aos anos de 2003 (18%) e 2004 (6%).
O outro caso foi o do trabalhador José Salvador Pina, ex-funcionário da Oliveira Santos Neto e Oliveira Santos Ltda – EPP. Com a intermediação do SEAAC, foi firmado acordo com a empresa Oliveira Santos para o pagamento do tíquete refeição, previsto em Convenção Coletiva, relativo ao período de 1º de maio de 2005 a 30 de abril de 2006.
O acordo foi firmado a partir de uma ação movida pelo Sindicato que resultou no pagamento dos valores devidos.
Segundo a presidente do SEAAC Campinas, um dos grandes problemas nas ações ganhas na Justiça é depois localizar os trabalhadores que se desligaram das empresas. “Nós temos um serviço contratato de localização que tem nos ajudado, mas normalmente leva algum tempo para encontrar cada trabalhador”, explica.