Artigos de menuUltimas notícias

Um terço dos brasileiros aceitaria fechamento do Congresso e do STF

Segundo levantamento feito pelo site JOTA e pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (Ibpad), apoiadores de Bolsonaro são os mais descrentes com a democracia

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Pesquisa realizada pelo site JOTA em conjunto com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (Ibpad) traz dados preocupantes sobre a crença na democracia no Brasil. De acordo com o levantamento, 32,9% dos entrevistados disseram concordar com a frase “Em algumas situações, o governo deve fechar o Supremo Tribunal Federal”, e 34,9% concordaram com a frase “Em algumas situações, o governo deve fechar o Congresso”.

Foram ouvidas 1.045 pessoas, por telefone, entre os dias 26 e 29 de junho, em 492 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal. O intervalo de credibilidade dos valores estimados é de 3,3%.

Em outra questão, 42% das pessoas disseram concordar com a frase “Em nenhuma situação é aceitável fechar o Congresso ou o Supremo Tribunal Federal”, índice próximo aos 40,9% que disseram discordar dela. Em relação à pergunta “A democracia pode ter problemas, mas é o melhor sistema de governo”, 79,3% disseram concordar e 14%, discordaram.

Segundo o levantamento, a descrença com a democracia brasileira é maior entre aqueles que apoiam o presidente Jair Bolsonaro. Entre os que avaliam como bom seu desempenho como presidente, há empate técnico entre os que concordam e os que discordam em fechar o Supremo: 42,7% concordam e 47,8% discordam. Entre aqueles que avaliam o governo como ótimo, a maioria concorda com o fechamento do STF: 54,9% contra 35,7% que discordam. Entre os que acham o governo Bolsonaro ruim, 60% discordam e 22,1% concordam, e entre os que acham péssimo 61,9% discordam e 25,1% concordam.

Confira a íntegra da pesquisa no Jota.

Fonte: Rede Brasil Atual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.