Artigos de menuDestaqueNotícias Seaac

SEAAC Campinas realiza homologações dos demitidos da Funcamp e garante cumprimento de todos os direitos

As trabalhadoras e trabalhadores demitidos dos restaurantes universitários, RUs, da Unicamp, que estavam vinculados à Funcamp – Fundação para o Desenvolvimento da Unicamp, tiveram seus contratos de trabalho rescindidos na última sexta-feira, dia 9 de setembro.

Todas as rescisões de quem tinha contrato por tempo indeterminado e estava há mais de um ano na Funcamp, foram realizadas na sede do SEAAC Campinas e Região, foram conferidas e garantidos todos os direitos dos demitidos.

81 pessoas tinham contrato por tempo indeterminado e tiveram acompanhamento das rescisões. Outras 60 tinham contrato por tempo determinado e menos de um ano de registro. O total de demitidos pela Funcamp foi de 141 pessoas.

A Funcamp anunciou o fim do contrato de fornecimento de mão de obra para todos os restaurantes, durante o mês de julho e, já em agosto, começou a demitir as trabalhadoras e trabalhadores com menos de um ano de contrato, num total de 60 pessoas. A Funcamp foi substituída pela empresa Soluções Serviços Terceirizados Eirilei, vencedora da licitação realizada pela Unicamp, e que já assumiu os restaurantes desde o dia 3 de setembro.

Por acordo realizado com mediação do Ministério Público do Trabalho em audiência de conciliação, solicitada pelo SEAAC Campinas, ocorrida no dia 31 de agosto, a empresa se comprometeu a contratar as trabalhadoras e trabalhadores que tivessem interesse em continuar trabalhando nos Rus. O Sindicato encaminhou a lista das(os) demitidas(os) para a empresa, mas a maioria decidiu não se candidatar à vaga.

Segundo a avaliação da presidente do SEAAC Campinas, Elizabete Prataviera, pode ter pesado o fato de que, apesar da faixa de salários a ser paga fosse a mesma, os trabalhadores perderiam benefícios econômicos importantes, como os auxílios-refeição e alimentação, bem como o direito ao transporte fretado. “A única coisa que esta empresa nova oferece é uma cesta básica. É possível que as pessoas não tenham se interessado em se candidatar, sabendo que teriam uma queda na questão econômica e que preferiram buscar novas oportunidades de trabalho”, analisou a presidente.

O Sindicato alertou a todos que fizeram suas homologações, a procurarem o SEAAC caso estejam em idade próxima de se aposentar, ou já cumpriram o tempo de contribuição ao INSS, para que os casos sejam analisados e tomadas as providências cabíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.