Artigos de menuUltimas notícias

Pressão nas redes sociais pelo fim da escala 6×1

Na Europa e também no Brasil empresas realizaram testes tendo como objetivo ver como são os resultados em uma jornada de trabalho de 4 dias na semana. Os estudos indicam que o saldo é positivo tanto para o trabalhador, como para a empresa, mas no Brasil ainda se tem a jornada 6×1, que só dá uma folga por semana para o funcionário.

E é neste assunto que as redes sociais se movimentaram na semana passada e ainda continua, para que a proposta de emenda à Constituição (PEC) para o fim da jornada 6×1 apresentada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) consiga as 171 assinaturas para que ela comece a tramitar na Câmara dos Deputados.

A deputada Erika escreveu em suas redes sociais:

“Com a minha articulação no Congresso e a pressão política das redes, muitos deputados têm se movimentado para assinar a PEC, e ela está avançando rápido, numa velocidade acima da média”.

Este movimento pelo fim da escala 6×1 começou nas redes como desabafo de Rick Azevedo, que foi eleito vereador no Rio de Janeiro e lidera o Movimento Além do Trabalho (VAT) que tem uma petição com mais de 1,3 milhão de assinaturas.

O Rick Azevedo não fica preso somente nas redes sociais, mas está nas ruas panfletando sobre a importância do fim desta jornada de trabalho.

Hilton enfatizou que o avanço na conquista de novas assinaturas é muito rápida em relação a outras PEC que levam anos para conseguir as 171 assinaturas necessárias.

“É comum nas PECS demorarem anos e anos para conseguirem as 171 assinaturas necessárias para serem oficialmente apresentadas, Em menos de 6 meses, já estamos próximos da metade desse número”, escreveu Erika Hilton na rede X, antino Twitter.

Não está somente na Erika Hilton esta pressão para conseguir que mais parlamentares assinem a PEC. “Vamos seguir a luta por condições dignas de trabalho e renda, por por direitos fundamentais e básicos garantidos a todas as pessoas, inclusive o direito ao descanso, ao estudo, à vida social e familiar”, publicou a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP).

A deputada federal Dandara (PT-MG) postou: “Só há dois tipos de pessoas contra o fim da escala 6×1: as que não sabem o que é e as que se beneficiam da exploração dos outros”.

Movimento Nacional

Com a grande repercussão nas redes, com parlamentares falando sobre a PEC na Câmara dos Deputados, o movimento está prestes a ganhar um ato nacional. 

Rick Azevedo, o idealizador do VAT falou em um vídeo publicado no seu Instagram: “Eu sonhei com esse dia. O dia em que a nossa luta pelo fim da escala 6×1 tomou conta do Brasil. E esse dia chegou. Graças a nossa força. A força da classe trabalhadora.”

Em breve será anunciada a data em que a classe trabalhadora se reunirá para pedir o fim da escala 6×1 e pressionar os parlamentares.

Fonte: Redação Mundo Sindical