Administração de Contas a Pagar e a Receber é o tema do novo curso da parceria SEAAC/ARF
Formação profissional
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O SEAAC de Campinas e Região em parceria com a ARF Consultoria Ltda, realiza a partir do dia 6 de outubro, sábado, das 8h30 às 17h30, o curso Administração de Contas a Pagar e a Receber.
O curso, com carga horária de 8 horas, é voltado para profissionais da área financeira: Contas a Pagar, Contas a Receber, Tesouraria e Interessados.
Os trabalhadores sindicalizados ao SEAAC terão disponíveis 8 vagas com inscrição a R$ 20,00, para participar do curso que acontece a partir do dia 6 de outubro, sábado, das 8h30 às 17h30,.
Para os não sócios o valor será de R$ 180,00. O curso Administração de Contas a Pagar e a Receber acontece no Espaço SEAAC, à Rua General Osório, 1031, 9º andar, sala 95, em frente ao Fórum, Centro – Campinas. Acesse o site www.seaaccampinas.org.br para pegar a ficha de inscrição.
Inscrições
As inscrições, até o limite de 8 para os sócios do SEAAC Campinas custam R$ 20,00 e deverão ser feitas no Sindicato, à Rua Dona Rosa de Gusmão, 420, Guanabara, Campinas. Informações pelo telefone (19) 3213-1742.
Para não sócios as inscrições deverão ser feitas pelo site www.arfconsultoria.com.br, ao custo de R$ 180,00 por pessoa. Todos os participantes receberão material, certificado e coffee-break.
Público alvo
Profissionais da área financeira: Contas a Pagar, Contas a Receber, Tesouraria e Interessados.
Objetivo
Dar ao participante, condições de compreender as rotinas dos pagamentos e recebimentos e construir modelos de fluxo de caixa.
Programa
Políticas e análise de crédito
Conceito de crédito
Política de crédito / Cobrança
Relação elasticidade do crédito × volume de vendas
Relação volume de vendas × inadimplência
Critério de aprovação e limites de crédito
Acompanhamento de Clientes / Ficha Financeira / Processo de Recebimento
Tratamento de inadimplentes
Meio de financiamento das vendas a prazo
Práticas de varejo (clientes pessoas físicas)
Práticas de atacado (clientes pessoas jurídicas / revendas)
Política de compras a prazo
Fornecedores tradicionais
Fornecedores eventuais
Alimentação e acompanhamento do controle financeiro de fornecedores
Programação / Liberação de pagamentos
TED / DOC / Depósitos / Transferências / Borderôs
Processos de pagamentos de Despesas Operacionais Correntes
Níveis de liberação / processos / fundos fixos
Cuidados adicionais nos serviços tomados de terceiros
Processos de Pagamento de Tributos
Contratos de financiamento
Fluxos Operacionais e Financeiros
Taxas de Juros e indicadores financeiros de preços/inflação
Pós-fixação
Pré-fixação
Mecanismos de controle interno nos processos:
– pré-venda – emissão do pedido – reserva de estoque – Faturamento – processo de cobrança
– recebimento;
– níveis de estocagem/necessidade de compra/requisições e processo de cotação /
concorrência / pedido de compra / entrada da mercadoria / produto / processo de pagamento
– pagamento;
Prazos Médios de Pagamentos
Prazos Médios de Recebimento
Posicionamento Relativo
Fluxo de Caixa
Orçamento – Real x Previsão
Calendário
Outubro
06/10 – Administração de Contas a Pagar e a Receber
Horário: 8:30h às 17:30h – 8 horas – Sábado
Investimento: R$ 180,00
Local: Rua General Osório 1031 – 9º andar – sala 95 – Centro – Próximo ao Fórum
09/10 – Curso de Departamento Pessoal – Folha de Pagamento
Horário: 19:00h às 22:00 – 24 horas – 8 encontros – Terças
Investimento: R$ 240,00
Local: Rua General Osório 1031 – 9º andar – sala 95 – Centro – Próximo ao Fórum
20/10 – Curso de Nota Fiscal Eletrônica
Horário: 08:30h Às 12:30 – 4 horas – Sábado
Investimento: R$ 150,00
Local: Rua General Osório 1031 – 9º andar – sala 95 – Centro – Próximo ao Fórum