Ação Trabalhista
O Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio de Campinas e Região conseguiu localizar o último trabalhador que tinha créditos a receber da ação trabalhista movida contra a Adepocam, pelo SEAAC em 2000. É Pedro Cesar de Macedo, que está nos Estados Unidos.
“Conseguimos encontrá-lo através de uma empresa de São Paulo que localiza pessoas. Obtivemos o telefone de um tio dele que mora aqui em Campinas e após o contato, solicitamos que ele informasse ao sobrinho o direito ao crédito. O Pedro Cesar ligou pro Sindicato e após nossa orientação, fez procuração para o tio receber por ele. O crédito foi realizado hoje (04/08)”, explicou a presidente do SEAAC Campinas, Elizabete Prataviera.
O trabalho de localização dos trabalhadores desligados da empresa durou mais de um ano. Em março de 2009 o SEAAC divulgou uma lista com os nomes de sete trabalhadores que ainda não haviam sido localizados, tanto pelo Sindicato como pela Adepocam para receber os créditos.
Ação
De acordo com Elizabete Prataviera, os recursos pagos representam as diferenças recebidas a menos pelo vale refeição e também pela retirada, de forma arbitrária, do convênio médico. Conforme o acordo firmado em setembro de 2008, as diferenças de pagamento contemplaram 65 trabalhadores. O pagamento foi escalonado de três até 14 parcelas, conforme o valor que cada um tinha a receber. “Agora colocaremos fim a este processo”, comemorou a presidente do SEAAC Campinas, Elizabete Prataviera.