Artigos de menuUltimas notícias

Brasil precisa de medidas urgentes para evitar contágio e colapso na saúde, alerta virologista

O virologista Paolo Zanotto, professor no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), fez um alerta em reportagem de Luiz Barrucho, da BBC Brasil. Para ele, o Brasil já perdeu “tempo precioso” no combate à epidemia do coronavírus e deveria agir o “mais rápido possível” para tentar conter o avanço da doença no país.

(foto comune di venezia – fp)

A antecipação de medidas para conter o contágio, como o distanciamento social, é vital para que o Brasil não passe pela mesma situação que a Itália ou o Irã, onde o sistema de saúde acabou sobrecarregado com o alto número de infectados.

“É fundamental numa situação que nem essa é fazer o que chamamos de ‘achatar a curva’ (de crescimento do número de casos). O que os países que tiveram resultado positivo no combate ao coronavírus fizeram foi investir maciçamente em testagem. Ao mesmo tempo, implementaram o que chamaram de ‘intervenção não farmacêutica’, que basicamente é distanciamento social, impedindo que as pessoas estudem ou trabalhem juntas. Assim, conseguiram manter a curva de crescimento ‘achatada’.”, afirmou. (Veja reportagem completa – Aqui)

Fonte: Carta Campinas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.