Artigos de menuUltimas notícias

Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza é prorrogada até 24/07

A 22ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza 2020 foi prorrogada até o dia 24 de julho pelo Ministério da Saúde. A vacinação está disponível para todos os 66 Centros de Saúde de Campinas para todos os públicos-alvos abrangidos pela campanha. A Secretaria Municipal de Saúde chama a atenção dos responsáveis por crianças de 6 meses a menos de 6 anos, grávidas e mulheres que tiveram bebê nos últimos 45 dias para que se vacinem contra a influenza, uma vez que a cobertura vacinal para esses públicos ainda não atingiu a meta.

Embora não proteja contra a Covid-19 (doença para a qual ainda não há imunização), a vacina protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B, que também podem evoluir para casos graves e até infecções respiratórias agudas graves. Por isso, é fundamental que pessoas mais vulneráveis e que podem tomar a vacina, se imunizem.

Segundo a articuladora do Programa de Imunização em Campinas, Ana Cecília Zuiani Zocolotti, o vírus H1N1 pode causar formas muito sérias de infecção, até com risco de morte, por isso a melhor forma de se prevenir é por meio da vacina.

Puérperas
A Secretaria Municipal de Saúde está realizando uma parceria com maternidades de Campinas para que as puérperas possam ser vacinadas antes mesmo de sair do hospital. A proposta já foi feita a oito hospitais do município. O Hospital PUC-Campinas já aderiu a ideia e deu início a vacinação nesta sexta-feira, dia 26 de junho. Os hospitais vão receber as doses de acordo com a previsão de quantas internações para partos ocorrem em cada local.

De acordo com Ana Cecília, essa estratégia garante que a puérpera saia do hospital imunizada contra a influenza, sem que ela “tenha necessidade de se dirigir a outro serviço de saúde para tomar a dose. Além disso, através do aleitamento materno, o bebê também fica protegido contra a doença até os seis meses de idade”.

Balanço
Segundo relatório do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), da Secretaria Municipal de Saúde, até quinta-feira, dia 25 de junho, Campinas tinha vacinado 41.083 crianças entre 6 meses e 6 anos incompletos. Isso significa 55,5% do público-alvo estimando de 74 mil pessoas nessa faixa etária.

Campinas já vacinou 5.302 grávidas, segundo último levantamento, ou 46,6% do público estimado de 11.369 mulheres. No caso das puérperas, já foram vacinadas 960 na cidade, ou 51,3% do total estimado de 1.869 mães recentes.

Também fazem parte dos públicos da terceira etapa da 22ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza 2020, deficientes, professores da rede pública e privada e pessoas entre 55 a 59 anos de idade. Segundo balanço do Devisa de 25 de junho, foram aplicadas 28.550 doses em adultos com 55 anos ou mais. Entre as pessoas com deficiência, são 356 vacinadas contra a gripe em Campinas. Já os professores somam 6.270 pessoas vacinadas. O Ministério da Saúde também incluiu os funcionários dos Correios e da Limpeza Urbana entre os grupos que devem receber a vacina.

De acordo com a determinação do Ministério da Saúde, é importante imunizar 90% do universo dos públicos prioritários da campanha para garantir menor impacto na população. O que já foi conseguido em Campinas em relação às duas primeiras fases.

A segunda fase foi direcionada para doentes crônicos, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade, caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo. Nestes grupos, os dados coletados até 25 de junho, mostram que mais de 100% dos doentes crônicos já receberam a vacina, com 75.628 doses aplicadas para um público estimado em cerca de 72 mil pessoas. Os dados apontam que até essa data também foram vacinadas 6.629 profissionais que trabalham nas forças de Segurança e Salvamento; 4.034 pessoas privadas de liberdade; 280 menores infratores sob medidas socioeducativas; 440 funcionários do sistema prisional; 3.426 caminhoneiros e 1.720 motoristas do transporte coletivo.

A primeira etapa foi destinada para profissionais de Saúde e de idosos e a vacinação superou a meta inicial e passou de 100%. Balanço recente aponta que foram aplicadas 50.081 doses em profissionais de Saúde e 157.576 doses em idosos.

Onde se vacinar
A vacinação contra a gripe continua sendo realizada nos Centros de Saúde da cidade até o próximo dia 24 de julho. Para saber os locais e os horários de vacinação em Campinas, acesse http://www.saude.campinas.sp.gov.br/eventos/eventos_2020/campanha_influenza_2020/locais_vacinacao.htm.

As unidades de saúde estabeleceram esquemas especiais para evitar aglomerações e as pessoas podem ir se vacinar sem preocupação, apenas tomando as medidas de proteção individual contra a pandemia, como uso de máscaras individuais.

Pessoas com doenças crônicas e situação clínica especial devem apresentar uma comprovação de sua condição para ter acesso à vacina, segundo determinação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Pode ser prescrição médica; receita de medicamento; anotação em prontuário das unidades de saúde; cadastro em programas de controle de doenças crônicas; comprovante de vacinação para influenza ou a caderneta com registro da vacina de influenza em anos anteriores.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.