Notícias Seaac

CES e CTB realizam cursos de formação sindical

O Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES) em convênio com a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), realizarão três cursos nacionais de formação sindical no início do próximo ano.

Eles serão ministrados simultaneamente entre os dias 19 e 24 de janeiro de 2015, em local ainda não definido, próximo à cidade de São Paulo. Informamos também, que todos os cursos terão o conteúdo diferenciado das edições anteriores, com novos temas, práticas e abordagens. Neste ano, em especial, convidaremos duas professoras da Escuela Nacional de Cuadros Sindicales Lazaro Peña, de Cuba, para ministrarem aulas em todos os processos formativos.

Além disso, contaremos com uma delegação internacional. Convidamos companheiros e companheiras que desenvolvem o trabalho da formação sindical e já atuam no campo da educação popular em escolas sindicais ou institutos, do Paraguai e do Uruguai (Instituto Cuesta Duarte), como observadores e participantes.

Veja os cursos:
7º Curso Nacional de Formação de Formadores (30 vagas)
Destinado à capacitação de sindicalistas e trabalhadores que já participaram de outro(s) curso(s) do CES e que se disponham a ministrar aulas para sindicalistas e ativistas sindicais. Nosso objetivo é que este curso tenha um efeito multiplicador.

Temos a necessidade urgente de formar um núcleo de professores e professoras pelo Brasil afora. É necessário que os participantes sejam quadros com capacidade de coordenação de grupos, o que implica em domínio de conteúdo e capacidade de comunicação. Inscrição sujeita à avaliação.

Nesta edição, serão trabalhados temas de caráter pedagógico, desenvolvendo pressupostos metodológicos e didáticos, viabilizadores da prática docente, projeto político pedagógico e a experiência da formação sindical em Cuba .

4º Curso Nacional de Gestão Sindical (35 vagas)
O Curso Nacional de Gestão Sindical destina-se a sindicalistas e ativistas sindicais que queiram aprofundar a compreensão sobre o funcionamento e organização das entidades sindicais, o que implica em aulas direcionadas à gestão das mesmas. Seu objetivo principal é criar sinergia entre as mais variadas tarefas e áreas de atuação dentro de uma entidade sindical.

Desenvolveremos entre outros os seguintes temas: O TST (Tribunal Superior do Trabalho), a previdência social e as necessidades dos trabalhadores e trabalhadoras, negociação coletiva, OLT (organização por local de trabalho), trabalho e saúde, conjuntura nacional e internacional.

3º Curso Nacional de Formação de Lideranças Sindicais (35 vagas)
Voltado para funcionários, dirigentes, assessores e militantes sindicais que desejam aprofundar seus estudos.

O objetivo é desenvolver disciplinas básicas como conjuntura internacional e nacional, método dialético e análise da realidade, a atualidade do movimento sindical brasileiro, concepção político-sindical da CTB, a classe trabalhadora e o PND (Projeto Nacional de Desenvolvimento), a integração latino-americana e caribenha, políticas sobre a questão da terra, a liderança sindical (surgimento, papel e a importância da liderança para o movimento social).

Serviço:
Data: 19 a 24 de janeiro de 2015 (chegada dia 18 à tarde e saída dia 24 até às 13 horas).
Local: Não definido, próximo à cidade de São Paulo.
Informações: (11) 3101-5120 ou ces@cesforma.org.br.

Fonte: CES

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.