Congresso lança campanha Outubro Rosa contra o câncer de mama
Acontece nesta quarta-feira, dia 30, na Rampa do Congresso Nacional, o acendimento da iluminação rosa dos monumentos e edifícios públicos de Brasília, que marca o início da Campanha Outubro Rosa contra o Câncer de Mama. A campanha tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção dessa doença, que está entre as principais causas de óbitos de mulheres, na faixa etária de 30 a 69 anos de idade.
Procuradoria da Mulher no Senado
O câncer de mama está entre as principais causas de óbitos de mulheres, na faixa etária de 30 a 69 anos de idade.O câncer de mama está entre as principais causas de óbitos de mulheres, na faixa etária de 30 a 69 anos de idade. A procuradora da Mulher no Senado, Vanessa Grazziotin, ostentando laço cor de rosa na lapela, convida todos os parlamentares a participar do lançamento da campanha do Outubro Rosa, “que tem objetivo de alertar toda a sociedade, e as mulheres em particular, para haver prevenção contra o câncer de mama, que é o câncer que mais mata mulheres no mundo”, afirmou.
A presidente nacional do PCdoB, deputada Luciana Santos (PE), destaca o papel do Estado na prevenção do câncer de mama, dizendo que “tão importante como a conscientização da mulher em conhecer seu corpo é o Estado oferecer às mulheres, de todas as classes sociais, condições de diagnóstico decente. Precisamos fortalecer o SUS, universalizando realmente o acesso à saúde de toda a população.”
Promovido pela Procuradoria da Mulher do Senado, em parceria com a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e do grupo de trabalho composto por diversas entidades, o Outubro Rosa começa às 14 horas no Congresso Nacional com um seminário sobre os principais tipos de câncer incidentes na mulher. Em seguida, às 18h30, será realizado o Ato de Iluminação, na rampa de acesso ao Palácio do Congresso Nacional.
O movimento que marcou a criação da Campanha Outubro Rosa teve início em 1990 durante a primeira Corrida pela Cura em Nova Iorque. Sete anos depois, entidades de várias cidades dos Estados Unidos também promoveram atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença e o mês de outubro foi escolhido como marco para as ações. Desde então a campanha tem sido realizada anualmente no mês de outubro.
Fonte: Vermelho/Com agências