Ultimas notícias

Dieese aponta maior dificuldade nas negociações salariais

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgou na semana passada o balanço das negociações salariais de 2015. O estudo aponta que 52% dos reajustes ultrapassaram a variação da inflação (INPC/IBGE), 30% foram em valor equivalente e 18% ficaram abaixo. Foi o pior resultado desde 2004, quando o ganho real ficou na faixa de 54,9%.

Clemente Ganz Lúcio, diretor-técnico do Dieese, comentou o resultado no programa de TV Repórter Sindical na Web, da TV Agência Sindical. “O período de inflação alta trouxe maior dificuldade para a reposição salarial. A recessão econômica, maior dificuldade para a preservação dos empregos. Por isso, a preservação dos empregos ganhou relevância e prioridade na agenda sindical para as negociações coletivas”, afirmou.

A pesquisa aponta que, enquanto a inflação foi subindo, houve gradativa mudança no resultado das negociações. No início do segundo semestre, os reajustes com perdas salariais pararam de subir e, ao mesmo tempo, ganharam força os reajustes com taxas iguais à inflação.

Mobilização
Para Clemente, as negociações tiveram mais dificuldades no início do ano. Mas a situação foi sendo superada pelos Sindicatos “com mobilização” e negociações que, mesmo em condições difíceis, foram “conduzidas com serenidade por parte do movimento sindical”.

Fonte: Agência Sindical

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.