Ultimas notícias

Emprego sobe em dezembro e o desemprego cai, segundo FGV

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) avançou 2,0% em dezembro, atingindo o patamar de 76,0 pontos, após recuar 0,3% em novembro, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV), nesta quarta-feira, dia 7. Segundo a instituição, esse resultado confirma a tendência de alta ao final de 2014, após um período de fortes quedas entre março e setembro.

O IAEmp é um indicador que sinaliza a tendência futura no mercado de trabalho. Dentre as variáveis que contribuíram positivamente para a evolução do IAEmp em dezembro destaca-se, segundo a FGV, o índice de otimismo dos industriais com a situação dos negócios nos próximos seis meses, que registrou avanço de 8,7%.

O IAEmp é construído como uma combinação de séries extraídas das Sondagens da Indústria, de Serviços e do Consumidor, tendo capacidade de antecipar os rumos do mercado de trabalho no País.

Desemprego recua
Por outro lado, o Indicador Coincidente de Desemprego (ICD ) apresentou recuo de 1,1% em dezembro, atingindo 73,6 pontos. Foi a primeira queda do indicador em nove meses, após uma tendência de alta observada nos meses anteriores, mostra o indicador de médias móveis trimestrais.

“A série de médias móveis trimestrais apresenta tendência positiva, mas os números ainda não permitem distinguir se estamos observando uma reversão de tendência ou uma calibragem frente ao pessimismo exacerbado das expectativas nos meses anteriores”, ressalva Sarah Lima, economista da FGV.

O ICD é construído a partir de dados desagregados, em quatro classes de renda familiar, do quesito da Sondagem do Consumidor que capta a percepção do entrevistado a respeito da situação presente do mercado de trabalho. Desse modo, o indicador registra apenas a percepção das famílias sobre o mercado de trabalho, sem refletir, por exemplo, a diminuição da procura de emprego motivada por desalento.

Fonte: Portal Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.