Artigos de menuUltimas notícias

Empresas poderão receber selo pela promoção do equilíbrio entre trabalho e família

Nem sempre é fácil conciliar o trabalho com as atividades da família: o pai ter tempo de levar e buscar os filhos na escola; a mãe ter a jornada de trabalho reduzida para conseguir amamentar depois da licença maternidade; ou mesmo o trabalhador conseguir almoçar em casa no meio da semana.

Mas, essa situação pode ser diferente.  A servidora pública Érica Silva conta que há cinco anos faz teletrabalho, também chamado de homeoffice, e consegue ficar mais perto dos filhos.

Vem crescendo o número de empresas chamadas de ‘familiarmente responsáveis’, ou seja, que desenvolvem ações para promover o equilíbrio entre trabalho e família. É o que explica César Bullara, diretor do Departamento Acadêmico do ISE Business School, uma escola de negócios em São Paulo que tem um núcleo dedicado aos estudos da relação trabalho-família.

Segundo Bullara, assim como ocorreu com os temas de responsabilidade social e sustentabilidade, as empresas passam a pensar também na questão familiar e é um movimento que tem ganhado força.

 E para incentivar ações de equilíbrio entre trabalho e família e reconhecer organizações que já adotam essa prática, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos lançou o Selo Empresa Amiga da Família, como destaca a secretária nacional da Família, Angela Gandra Martins.

O ministério deve lançar ainda em agosto um edital para chamar as empresas que queiram obter o selo.

Entre as ações que podem ser adotadas estão o teletrabalho, banco de horas, jornada flexível, cursos e palestras nas áreas de relacionamento e educação dos filhos, além da criação de espaços de lazer, clubes ou academias para os funcionários e as famílias.

Fonte: EBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.