Notícias Seaac

Encontro Estadual

7º Encontro da Mulher: Feaac debaterá temas visando melhor qualidade de vida das trabalhadoras

A Federação dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio do Estado de São Paulo (FEAAC) promoverá no dia 8 de março o 7º Encontro Estadual da Mulher EAA, sob o tema Ser Mulher no Mundo Atual. O Encontro também irá celebrar o Dia Internacional da Mulher.

 

O evento tem como objetivo averiguar as principais reivindicações das trabalhadoras da categoria, levando informações e discutindo ações em prol de melhores condições de trabalho e qualidade de vida para as mulheres. São convidadas da sétima edição a socióloga Wânia Pasinato e a advogada Maíra Zapater. As palestrantes falarão sobre as questões de gênero e como a desigualdade afeta o dia a dia das trabalhadoras. O evento será realizado na Colônia de Férias da FEAAC, localizada em Peruíbe, Litoral Sul de São Paulo.

 

No Encontro Estadual da Mulher EAA, as trabalhadoras acompanham palestras ministradas por profissionais de diversas áreas, abordando temas de relevância para as participantes. A diretora da Secretaria de Assuntos da Mulher, Criança e do Adolescente da FEAAC e presidente do SEAAC de Campinas e Região, Elizabete Prataviera, destaca a importância de reunir as trabalhadoras em eventos como o Encontro da Mulher. “Há muitos anos, as mulheres da categoria EAA lutam por igualdade e melhores condições de trabalho. Os Encontros da Mulher servem para elencarmos as reivindicações das nossas trabalhadoras e também reforçar a luta por um maior espaço às mulheres dentro dos sindicatos”, discorreu a dirigente.

 

A diretora da Secretaria Geral da FEAAC e presidenta do SEAAC de Americana e Região, Helena Ribeiro da Silva, também ressalta a importância dos encontros para organizar as mulheres. “Podemos propor o questionamento dos papéis tradicionais de gênero e a formulação e implementação de políticas públicas que estimulem a criação de novos modelos de relação entre os gêneros”, reforça a dirigente.

 

PROPOSTAS

O 7º Encontro Estadual da Mulher foi formalizado após a realização dos Encontros Regionais da Mulher, organizados pelos Sindicatos dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio (SEAACs) de diversas regiões do Estado de São Paulo, filiados à FEAAC, em 2013. Cada sindicato filiado à FEAAC abordou temas que permeiam o dia a dia das trabalhadoras como saúde, violência contra a mulher, igualdade salarial, relação entre família e trabalho, gênero e sindicalismo, e as histórias mal contadas sobre o trabalho da mulher.

 

As abordagens e propostas discutidas nesses eventos regionais serão levadas ao Encontro Estadual da Mulher EAA. Logo após as apresentações de palestras, as ‘delegadas’ (selecionadas durante os encontros regionais) analisarão o conteúdo exposto durante o Encontro, além de apresentar e discutir novas propostas para se chegar às condições dignas de trabalho.

 

Ao final, as menções aprovadas são incluídas em um caderno de propostas que pode, inclusive, ser levado ao conhecimento dos poderes Legislativo e Executivo, podendo uma proposta se tornar em projeto de lei ou nova norma trabalhista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.