Artigos de menuDestaqueNotícias Seaac

Grupo Ibrace volta a ser alvo de denúncias por atrasar salários e benefícios

O Grupo Ibrace – Instituto Brasileiro de Certificação, o ICBR – Instituto de Certificações Brasileiro S/A, e o IPDA – Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento e Automação, voltou nos últimos meses à prática lesiva de atrasar e parcelar salários e benefícios econômicos.

O SEAAC de Campinas e Região tem recebido nas últimas semanas inúmeras queixas e denúncias de desrespeito à Convenção Coletiva e à CLT. “Nós já telefonamos e notificamos a empresa por WhatsApp e não tem resolvido. Toda semana tem denúncia por atraso de salário e do pagamento do adiantamento quinzenal e agora do vale-refeição também”, explica a presidente do Sindicato, Elizabete Prataviera

O SEAAC Campinas já ingressou com ação pelo atraso do depósito do FGTS. A empresa assinou um acordo e está cumprindo. Outro acordo assinado foi com relação ao atraso das férias e do vale-refeição, que estavam atrasados, e também vinham sendo cumpridos.

“Mesmo fazendo os acordos, aprovados inclusive em assembleia dos trabalhadores, eles continuam atrasando os salários. E na semana passada, atrasaram os benefícios. Hoje recebemos a notícia de que o adiantamento salarial que deveria ter sido pago em 20 de maio não foi feito integralmente e o VR, que é para ser pago integral no último dia do mês anterior, estão pagando semanalmente e com atraso”, informou a presidente do SEAAC Campinas.

O Grupo Ibrace já foi alvo de ações e denúncias ao Ministério Público do Trabalho em 2018. Depois de participar da audiência do MPT, começou a pagar tudo na data correta, mas recentemente, voltou a parcelar e atrasar outra vez, chegando a demitir funcionários e não paga as verbas rescisórias.

Segundo a diretoria do Sindicato, a desculpa da empresa é a crise trazida pela Pandemia de Covid-19, que trouxe dificuldades para o setor.

O Sindicato agora prepara uma ação de cumprimento para ingressar na Justiça, o que forçará o Grupo Ibrace a assinar outro compromisso de respeitar os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.