Ultimas notícias

Jonas altera Plano Municipal de Educação elaborado em Conferência Pública

O Projeto de Lei do Plano Municipal de Educação de Campinas, elaborado por educadores, pais e alunos que participaram da I Conferência Municipal de Educação de Campinas, foi totalmente alterado pelo prefeito Jonas Donizette (PSB), antes de enviá-lo para a Câmara Municipal.

Nos dias 16, 23 e 30 de maio, por volta de 350 educadores, pais e alunos, participaram da Conferência, debatendo metas e estratégias para a educação a serem implementadas nos próximos 10 anos.

Questões como atendimento educacional; políticas para permanência e aprendizagem das crianças, jovens e adultos na escola; valorização dos trabalhadores da educação; gestão e financiamento da educação, foram os temas tratados.

O Fórum Municipal de Educação, organizador da Conferência, entregou o documento aprovado para a Secretária de Educação, que por sua vez teve a responsabilidade de, junto ao Prefeito, encaminhar um projeto de Lei do Plano a ser votado pelos vereadores. Os presentes na Conferência tinham a expectativa de que o governo respeitasse o projeto construído durante esse processo e encaminhasse, de fato, o que foi deliberado por educadores, pais e alunos.

Mas a Prefeitura de Campinas protocolou na tarde desta segunda-feira, 6 de junho, um plano na Câmara bastante alterado. Agora à noite, o Coletivo dos Educadores da Rede Municipal de Campinas publicou um documento em que mostra as alterações feitas pelo governo Jonas.

Entre as alterações estão a isenção do compromisso do poder público de gerir diretamente a educação municipal. Por exemplo, em vez de “escolas públicas”, o texto fala em “escolas autorizadas pelo poder público”. Entre outros, o documento retira a participação da comunidade escolar da participação e fiscalização de compras de materiais para a própria escola. Veja o documento com as alterações da prefeitura.

Fonte: Carta Campinas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.