Ultimas notícias

Maioria dos trabalhadores da Arctest vota pela continuidade da ação trabalhista

Os trabalhadores da Arctest, empresa prestadora de serviços para a Petrobras e com sede em Paulínia, decidiram no dia 30 de junho, pela continuidade da ação trabalhista movida contra a empresa por atrassos de salários, férias e 13º. O SEAAC Campinas e região realizou uma consulta por meio de voto secreto, durante assembleia, convocada especialmente para atualizar as informações e dados da ação trabalhista ingressada pelo Sindicato em maio de 2012 contra a empresa.

Com 78% dos votos válidos os trabalhadores votaram pela manutenção da ação coletiva e informaram que há cinco anos recebem os salários com atraso de 30 dias e sempre de forma parcelada. Há trabalhares com três anos de férias vencidas e não pagas, apenas metade do 13º salário de 2014 foi pago e a empresa é acusada de não fazer os depósitos do FGTS na conta vincudada de cada empregado.

Além da Petrobrás, outras duas empresas são co-responsáveis pelos atrasos e irregularidades trabalhistas, a Galvão Engenharia, Alusa e a Iesa e Jaraguá. A proposta do SEAAC tirada da audiência da Justiça do Trabalho no final de 2014 (veja Ata da audiência), seria a extinção do processo em andamento e ingresso de nova ação contra as três empresas, ou a manutenção da ação coletiva contra a Arctest.

A ação ingressada em 2012 pede o pagamento dos salários no 5º dia útil, 13º salário, férias, FGTS não depositado, e multa de 40% para os já demitidos e horas extras não pagas. Em audiências da Justiça a Arctest relatou as dificuldades de honrar os compromissos trabalhistas em função do atraso de pagamento da Galvão e da Iesa, e pela retenção de recursos pela Petrobras, por falha na prestação de contas.

Participaram da assembleia 45 trabalhadores dos quais 29 votaram “Sim” pela continuidade da ação, sete votaram “Não”, um votou “Nulo” e sete se abstiveram de votar.

Agora o SEAAC vai juntar o edital de convocação da assembléia, a lista de presença dos trabalhadores e ata da assembleia com o resultado da votação no processo e aguardar a designação de nova audiência.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.