Artigos de menuUltimas notícias

Marcha Zumbi dos Palmares e Banda Olodum marcam o Dia da Consciência Negra em Campinas

Marcha Zumbi dos Palmares será nesta quarta, dia 20, Dia da Consciência Negra

O Largo do Rosário concentrará, entre 11h e 20h desta próxima quarta-feira, as atividades do Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. Entre as ações programadas pelo poder público está o show da Banda Olodum, às 18h. As atrações culturais visam mostrar a importância da cultura afro-brasileira na sociedade campineira.

Haverá mostra de trabalhos étnico-raciais das escolas municipais de Campinas por meio do Programa MIPID – Memória Identidade na Promoção da Igualdade na Diversidade e Feira Cultural Afro-brasileira. O evento é uma realização da Prefeitura de Campinas por meio das secretarias municipais de Cultura, Educação e Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

A tradicional Marcha “Zumbi dos Palmares”, como em anos anteriores, terá concentração na Estação Cultura, das 10h às 10h30. O grupo seguirá em caminhada pela 13 de Maio, Conceição, Barão de Jaguara, General Osório, Anchieta, Thomas Alves, Francisco Glicério até o Largo do Rosário. A ação é realizada pela sociedade civil por meio de organizações, entidades e militância negra e igualitária de Campinas.

Mês da Consciência Negra
A programação do Mês da Consciência Negra teve início no dia 1º de novembro e segue até o dia 30 deste mês. A organização é da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos em parceira com as Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Cultura, e instituições e organizações da sociedade civil e universidades. Para ter acesso à programação completa, clique aqui.

O objetivo do Mês da Consciência Negra é debater as políticas públicas de promoção da igualdade racial e os avanços e desafios das ações voltadas para a população negra do município.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira, a programação reflete o amadurecimento dos gestores e profissionais das políticas públicas municipais na compreensão da necessidade da visibilidade do racismo em suas diversas vertentes, além dos avanços conquistados na Política Municipal de Igualdade Racial.

“Compreendemos que este é um mês da consciência de que as máculas de um país residem na negativa da igualdade de raça, pois não temos dúvidas de que o racismo ainda é estruturante das desigualdades sociais e econômicas e precisa ser combatido com políticas afirmativas, que corrijam distorções históricas, que ainda hoje, distanciam os negros do exercício dos Direitos Humanos”, afirmou.

Programação do 20 de novembro
Marcha Zumbi dos Palmares
Local: Concentração em frente a Estação Cultura
Horário: 10h às 10h30

Atividades Culturais
Local: Largo do Rosário
Horário: 11h às 20h – Mostra de trabalhos étnico-raciais das escolas municipais de Campinas via Programa MIPID – Memória Identidade na Promoção da Igualdade na Diversidade e Feira Cultural Afro-brasileira
12h – Grupo da Serrinha
13h – Reggae Spirit
14h – DJ Pagú & MC Jenny Zion
16h – Sessão solene da Câmara Municipal de Campinas para a entrega do Diploma de Mérito Zumbi dos Palmares
18h – Show com a Banda Olodum

Fonte: Prefeitura Municipal de Campinas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.