Notícias Seaac

Novembro azul tem como foco a prevenção ao câncer de próstata

No mês passado as atenções estavam voltadas para o Outubro Rosa, como forma de conscientização das mulheres para a necessidade da prevenção do câncer de mama. Neste mês o foco é para o Novembro Azul, que alerta os homens para a prevenção ao câncer de próstata.

O SEAAC Campinas e Região participa da campanha e destaca a importância da prevenção contra a doença, que, segundo especialistas, precisa ser iniciada entre 45 e 50 anos por meio dos exames anuais de dosagem do PSA e toque retal.

Uma pesquisa realizada pela Coalizão Internacional para o Câncer de Próstata mostrou que 47% dos homens com a doença em estágio avançado desconhecem e não dão importância aos sintomas. É preciso que os homens repassem a situação aos médicos e não percam tempo para iniciar o tratamento e aumentar as chances de cura.

Detectar os sinais do câncer de próstata não é tarefa fácil, já que os sintomas não são específicos. Os mais comuns, de acordo com o estudo da Coalizão, são: cansaço (86% são afetados), dores nas costas (82%), dor generalizada (70%), fraqueza (67%) e dificuldade para dormir (62%), além da incontinência urinária.

Por ano, são feitos no Brasil cerca de 69 mil diagnósticos de câncer de próstata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.