Artigos de menuUltimas notícias

Pesquisadora denuncia estudos pagos e manipulados em pesquisas sobre a indústria alimentícia

Marion Nestle (é esse mesmo o nome da autora) está chegando ao Brasil no próximo mês. Referência mundial no debate sobre nutrição, a professora emérita da Universidade de Nova York lançará em maio o primeiro livro publicado no Brasil.  “Uma verdade indigesta: como a indústria de alimentos distorce a ciência sobre o que comemos”, publicado pela Editora Elefante, é um convite a desfazer a confusão instalada pela mistura entre marketing e ciência.

(imagens: divulgação)

No livro, a chef de cozinha e apresentadora, Bela Gil, registra que Marion Nestle foi a primeira pessoa que abriu seus olhos para os interesses da indústria alimentícia.

“Em nossa sociedade moderna, as pessoas estão buscando uma alimentação mais barata e rápida, optando por produtos ultraprocessados que a curto ou longo prazo acabam nos adoecendo, gerando lucro para as empresas e déficit nutricional para a população. Com muitos estudos pagos, resultados manipulados e profissionais da saúde inconscientemente corrompidos, criamos a noção de que cada um é responsável pelo o que consome, e de que as grandes corporações só estão aí para nos dar opção. Mas a verdade é muita mais indigesta. Neste livro, Marion mostra a relação de empresas alimentícias com estudos científicos para você conseguir se libertar das armadilhas da Big Food”.

Marion procurou e encontrou evidências, acumuladas ao longo dos anos pela indústria alimentícia de ultraprocessados, de como as pesquisas são manipuladas para aumentar lucros e prejudicar a saúde pública.

Longe de ser voltado apenas ao mundo acadêmico, o livro estimula o debate em toda a sociedade sobre as causas de nossas escolhas alimentares.

Na primeira quinzena de maio, Marion viajará por Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro para uma série de conversas. O livro e a vinda ao Brasil são uma iniciativa conjunta da ACT Promoção da Saúde, do Joio e da Editora Elefante.

Em São Paulo, Marion estará:

9/05 – 15h
Faculdade de Saúde Pública da USP

9/05 – 19h
Centro de Pesquisa e Formação do SESC
Bela Vista – São Paulo

Fonte: Do Saúde Popular/ Carta Campinas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.