Ultimas notícias

Trabalhador terá universidade para qualificação profissional à distância

Novidade foi revelada ao Diário do Litoral pelo ministro Manoel Dias, que se reuniu com sindicalistas
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) vai desenvolver uma plataforma virtual para realização de cursos de qualificação profissional ao trabalhador na modalidade à distância. A novidade foi revelada na última quinta-feira, dia 28 de agosto, com exclusividade, ao Diário do Litoral, pelo ministro Manoel Dias, que esteve em Praia Grande, onde participou de um Congresso promovido pelos trabalhadores químicos, e depois se reuniu com sindicalistas da região.

Além da Universidade do Trabalhador, o ministro revelou que vai criar o Sistema Único de Emprego (SUT). “É um passo muito importante as medidas para a melhoria da qualificação do trabalhador e do atendimento prestado pelo MTE nas suas unidades. Deveremos fazer o anúncio nos próximos dias e vamos nos empenhar para a implantação dessas duas novidades até o final do ano”, explicou Dias.

A Qualificação à Distância – QAD, denominada Universidade do Trabalhador, tem como prioridade os beneficiários do Programa do Seguro-Desemprego cadastrados nos posto de intermediação de mão-de-obra e contempla o desenvolvimento de cursos de qualificação profissional ou formação inicial e continuada utilizando-se de metodologia apropriada, por meio da internet, executada diretamente por órgão específico vinculado ao MTE, ou por meio de parcerias com entidades sem fins lucrativos.

“Já o Sistema Único de Emprego (SUT) pretende unificar as várias ações relacionadas ao trabalho para a promoção do Trabalho Decente produtivo e adequadamente remunerado”, antecipou Manoel Dias, ressaltando nesse processo o fortalecimento do Sistema Nacional de Emprego (SINE) a partir da melhoria e padronização do atendimento ao trabalhador; das estruturas físicas e operacionais da rede, bem como a organização de um sistema de informações e pesquisas sobre o mundo do trabalho.

Ele explicou que já esteve reunido com a direção do Codefat. “Nosso objetivo é estabelecer diretrizes e critérios para transferências de recursos do FAT aos estados, municípios, organizações governamentais, não governamentais ou intergovernamentais, com vistas à execução do Plano Nacional de Qualificação – PNQ, autorizando o MTE a realizar, com recursos do FAT, aquisição, desenvolvimento e manutenção de softwares e hardwares para operacionalização da Universidade do Trabalhador por meio de plataforma virtual, ambiente necessário a realização de cursos à distância”.

Metalúrgicos e químicos entregam documento
Durante o Encontro de ontem em Praia Grande, metalúrgicos e químicos entregaram ao ministro Manoel Dias, um documento sobre temas relativos à saúde do trabalhador e apelam para que o governo não ceda às pressões dos empresários e mantenha a redação da NR12, que trata de proteções de máquinas e equipamentos.

O documento conjunto entre a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo FEQUIMFAR e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de São Paulo e Mogi das Cruzes filiados à Força Sindical, que realizam respectivamente o 4º Encontro Estadual de Cipa e SESMT do Setor Químico e o 14 º ENCIMESP – Encontro de Cipeiros Metalúrgicos/SP.

Entre os dois encontros estão presentes 750 pessoas representando as categorias químicas e metalúrgicas que totalizam 380 mil trabalhadores diretos. Os objetivos dos encontros são debater os temas relativos à saúde do trabalhador e o papel dos Cipeiros, prepara-los para que possam atuar e refletir frente às violências que sofrem em decorrência das condições de trabalho e debater as ações sindicais.

Herbert Passos Filho, presidente do Sindicato dos Químicos da Baixada Santista e diretor regional da Força Sindical, acompanhado dos sindicalistas José Maria Félix, presidente do Sindicato dos Empregados em Condomínios de Santos e de Marcos Braz de Oliveira, Macaé, presidente do Sintracomos e Sérgio Luis Leite, presidente da Fequimfar, além de representantes de outros sindicatos, pediram ao ministro empenho para a contratação de mais fiscais e auditores do trabalho, para intensificar a fiscalização nas empresas.

“Os acidentes e doenças do trabalho estão crescendo na região e são poucos fiscais para atenderem toda a demanda. Precisamos dar mais segurança aos trabalhadores”, informou Herbert Passos. O ministro, por sua vez, disse que essa é uma grande preocupação do ministério e que já existe planejamento para novos concursos.

Fonte: Diário do Litoral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.