Ultimas notícias

Trabalhadores aproveitam curso para se atualizar e tirar dúvidas na área de benefícios da Previdência

Licença saúde, licença maternidade, cálculos de benefícios, auxílios diversos foram os temas trazidos pelo curso Benefícios Previdenciários na Prática, oferecido na última quarta-feira, 13 de julho, pelo SEAAC Campinas e Região, em parceria com a FEAAC, ministrado por Gilson Gonçalves. O tema atraiu novos interessados, que ainda não tinham participado de outros cursos do roteiro, e que já trouxe temas como E-social, cálculos sobre a folha e sobre a rescisão, e que teve início no final de 2015.

Foram oito horas de um conteúdo que está no cotidiano de escritórios de contabilidade e nos departamentos de recursos humanos e departamento pessoal das empresas e que foi bem aproveitado pelas trabalhadoras e trabalhadores, de diferentes categorias representadas pelo Sindicato. Os benefícios previdenciários pagos pelo INSS aos seus segurados são inúmeros e muitas vezes administrados pelas empresas, embora sejam custeados pelo INSS. No curso, os participantes puderam relembrar quem são os segurados obrigatórios, os facultativos, o que é carência, salário de contribuição, salário de benefício, como se calculam as aposentadorias, salário maternidade, auxílio doença, auxílio acidente, pensão por morte.

O palestrante, Gilson Gonçalves, frisou a todo momento que o que vale é a lei, independente da visão pessoal de cada um. Por isso o curso serviu para corrigir, atualizar e relembrar os profissionais que lidam no dia a dia, com recursos humanos, contabilidade e também na área do Direito trabalhista e previdenciário.

Andrea Biancardi, da Prodacon, participou do terceiro curso do roteiro oferecido pelo SEAAC Campinas, e disse ter aprendido muito com o conteúdo trazido.

Outra trabalhadora da mesma empresa, a Prodacon, Eliane Ricardo, analista de folha de pagamento, disse ter se inscrito no curso para fazer uma atualização profissional. “Estou aprendendo muito com os cursos. A gente já sabe a maioria das coisas, mas sempre tem alguma informação nova importante que o palestrante traz e nos ajuda”, disse Eliane.

Para Noelle Cristovan da Silva, da Vita & Cremonezzi, pelo fato de Gilson Gonçalves dominar muito o assunto, ele acabou explicando coisas que não estavam dentro da rotina de trabalho, servindo como atualização.

Silvio Sanchester Neto da DFG Empresarial fez elogios ao curso e ao palestrante. “Mais uma vez o SEAAC trouxe um tema muito bom. Estou fazendo o curso para recordar coisas que a gente esquece. A CLT é complexa, há muitos detalhes que você deixa de ver e que aqui no curso, o Gilson fala e nos esclarece”, avaliou Silvio, que é coordenador de Departamento Pessoal.

A importância do tema atraiu inclusive uma prestadora de serviços na área previdenciária. Regina Célia da Silva quis se aprofundar no tema e disse ter tido vários esclarecimentos, como por exemplo, sobre o período de graça, aquele em que o trabalhador deixa de contribuir com o INSS por um tempo.

“Nós ficamos satisfeitos de ver o interesse dos trabalhadores e trabalhadoras em se aprimorar, continuar estudando e se atualizando. O número de participantes tem se mantido em cada curso, o que significa que o Sindicato e a FEAAC acertaram na escolha do palestrante, dos temas e do calendário de formação. Nos próximos dias o SEAAC Campinas deverá divulgar a continuação desse programa de formação”, comemorou Elizabete Prataviera, presidente do SEAAC Campinas.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.