Ultimas notícias

Tudo pronto para o 8º Encontro da Mulher de Campinas “Saúde mental relacionada ao trabalho”

O SEAAC Campinas e Região realizará neste sábado, dia 25 de novembro o seu 8º Encontro Regional da Mulher das categorias dos Agentes Autônomos do Comércio de Campinas e Região. Sob a cordenação da secretária da Mulher da FEAAC, e presidente do SEAAC Campinas e Região, Elizabete Prataviera, o evento e terá como tema: “Saúde mental relacionada ao trabalho”. A convidada para dar a palestra é a psicóloga Ana Carolina Lemos Pereira.

O 8º Encontro acontecerá no Monreale Hotel, à Avenida Aquidabã, 280, Centro – Campinas, das 9h30 às 11h30. É preciso preencher a Ficha de Inscrição para participar do evento.

Mais informações pelo telefone (19) 3213-1742 ou no site: www.seaaccampinas.org.br.

O grande objetivo desses encontros é demonstrar o crescimento da participação feminina no mercado de trabalho brasileiro, do qual foi uma das mais marcantes transformações, que ocorreram no país desde os anos 70. No entanto, ainda há muito para avançarmos na luta pela “Promoção da Igualdade e Oportunidades’ e da eliminação de todas as formas de discriminação como preconiza a declaração e Princípios Fundamentais do Trabalho e a Agenda do Trabalho Decente da OIT.

Aos poucos as mulheres se conscientizaram de que deveriam buscar o seu lugar na sociedade. Com a Constituição Federal de 1988 ficou ainda mais evidente esta mudança, porém ainda encontramos muitas diferenças.

A mulher ao ingressar no mercado de trabalho enfrenta grandes obstáculos como diferença salarial entre homens e mulheres para os mesmos cargos, além de poucas ocuparem cargos de chefias ou diretoria.

Vale ressaltar que a Constituição Federal de 1988 proíbe expressamente a diferença de salários, de exercício de funções e critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil.

Porém, ainda assim, em pleno século XXI, as mulheres continuam sendo inferiorizadas no mercado de trabalho, trabalhando mais e recebendo menos.

Este tipo de situação é que precisamos combater com todas as forças. A nossa luta pela igualdade de direitos, dos salários e pelo incentivo à ascensão aos postos de comando se mantém incansável.

A escolha dos temas deste 8º Encontro Regional das Mulheres EAA ocorreu pelo fato de já ocorrer uma mudança em nosso país. Mas ainda está presente uma enorme desigualdade social, que gera na vida das trabalhadoras desgastes físicos e mentais de grandes proporções com perdas irreparáveis na saúde.

De acordo com os temas propostos, devem ser apresentados, meios que auxiliem uma mudança para que estes obstáculos sejam superados e as mulheres consigam finalmente conquistar o direito que elas têm.

A Secretaria da Mulher deseja por meio destes encontros, contribuir para que mudanças sejam feitas, ajudando a combater a discriminação e reduzir os impactos negativos na vida profissional, familiar e social dessas trabalhadoras, mostrando que a mulher não é inferior ao homem, devendo então, receber as mesmas oportunidades e direitos.

Certamente este trabalho não será definitivo, devemos continuar apresentando todas as mudanças que devem ser abordadas, e ressaltar as conquistas dentro do Direito do Trabalho.

Abraços,

Elizabete Prataviera

Secretaria da Mulher FEAAC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *