Artigos de menuUltimas notícias

Vacina contra HIV apresenta resultados promissores em testes

Possível vacina contra o HIV pode ajudar contra outros patógenos - iStock
Possível vacina contra o HIV pode ajudar contra outros patógenos – Imagem: iStock

A IAVI (Iniciativa Internacional da Vacina da AIDS) e a Scripps Research anunciaram que um ensaio clínico em fase 1 que testa uma vacina contra o HIV apresentou resultados promissores. Segundo os primeiros dados, 97% das pessoas que receberam a vacina apresentaram estímulo à produção de células imunes raras, necessárias para iniciar o processo de geração de anticorpos contra o vírus.

“Mostramos que as vacinas podem ser projetadas para estimular células imunes raras com propriedades específicas, e essa estimulação direcionada pode ser muito eficiente em humanos”, disse William Schief, professor e imunologista da Scripps Research e diretor executivo de design de vacinas no NAC (Centro de Anticorpos Neutralizantes) da IAVI, laboratório responsável por desenvolver a vacina.

O estudo realizado nos Estados Unidos contou com a participação de 48 voluntários adultos que não convivem com o vírus. Os integrantes da pesquisa receberam duas doses da vacina ou de placebo e não apresentaram nenhum problema relacionado à segurança do imunizante.

A fase 1 desse estudo clínico serviu para dar início a novos ensaios que irão se aprofundar na eficiência dos resultados da pesquisa. Após a avaliação dos resultados, a vacina ainda precisa passar Saúde insere pessoas vivendo com HIV em grupo prioritário da vacinação Entenda por que pessoas que vivem com HIV serão priorizadas na vacinação Mulher com HIV conta como é viver após terceira infecção pelo coronavírus 07/04/2021 Vacina contra HIV apresenta resultados promissores por mais duas fases de testes, sendo a última em um grupo bem maior de voluntários.

As empresas responsáveis por esse primeiro estudo agora estão preparando parceria com a empresa de biotecnologia Moderna para desenvolver e testar uma vacina baseada em mRNA, validada em seu ensaio de fase 3 da vacina contra a covid-19. Essa abordagem, caso mostre eficácia, deve acelerar o ritmo de desenvolvimento da vacina contra o HIV.

Pesquisadores que encabeçam o estudo acreditam que, caso a abordagem usada nesse estudo contra o HIV seja efetiva, poderia ser replicada para outros patógenos, como os vírus da gripe, dengue, Zika e hepatite C.

“Dada a necessidade urgente de uma vacina contra o novo coronavírus para conter a epidemia global, pensamos que esses resultados terão amplas implicações para os pesquisadores de vacinas contra o HIV, conforme eles decidem quais direções científicas seguir”, disse Mark Feinberg, presidente e CEO da IAVI.

Fonte: Viva Bem/UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.